domingo, 25 de abril de 2010

Pernambucano se torna um dos mais respeitáveis pensadores do século 20


Da Folha Online
 
    Nascido na década de 20 em Recife, Paulo Freire presenciou a pobreza e a fome durante a infância e foi perseguido pela ditadura militar quando adulto. Falecido em 1997, o pernambucano é um dos mais brilhantes teóricos da educação.

Obra analisa criticamente as ideias dos personagens e revela suas 
controvérsias    Conhecida como pedagogia do oprimido, as ideias do educador --que misturam o existencialismo cristão com o materialismo histórico marxista-- inspiraram pedagogos, sociólogos, teólogos e intelectuais vinculados a esquerda. 
  
     Seu reconhecimento internacional se reflete em livros como "50 Grandes Educadores Modernos: de Piaget a Paulo Freire", escrito por Joy A. Palmer, professora de educação e vice-reitora adjunta da Universidade de Durham, Inglaterra. Palmer também é autora de "50 Grandes Educadores"

     Parte da coleção "50 Grandes", o volume analisa como a estrutura socioeconômica interfere na educação e qual é o papel do professor em tempos atuais. De Martin Heidegger a Michel Foucault, apresenta o caráter inovador do pensamento dos mais importantes educadores modernos.

Nenhum comentário: