quinta-feira, 1 de julho de 2010

A política dos negócios


A política brasileira passa por uma situação que mais cedo ou mais tarde tem que ser acabada. Trata-se da política dos negócios.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhw2H2aIBCBOJX_YTwhW-iLKSHMjN0eIzsDa4Wb34FYhL1UMVczpXdE95sERxZvekbbAnSMYkTWyz3-_BxJZnO4_P5kOYbS3P3k-1dI2fhXqnKN5htdIkR8t5pl8f1cYK63m7wImRt7j8Ro/s1600/soutransparenteqs4.jpgSer presidente de um partido político hoje, é a mesma coisa de alguém ser dono de um comércio. Prova disso, são as negociações partidárias que ocorreu e vem ocorrendo nos últimos dias, com a aproximação de mais um pleito eleitoral. Os Diretórios partidários são muito cobiçados. Ter-lo nas mãos, significa ter garantido empregos até para os “papagaios de casa”. Isto que estou retratando não se trata de algo incomum. Os interessem que deveriam ser para atender as necessidades da sociedade, acabam ficando pra trás. O interessante é que tem quem vá atrás desses partidos que se vendem. Parece mais, a lei da oferta e da procura. 

É bom que se diga também que não são todos que usam dessas práticas. Acredito que na política tem pessoas éticas, comprometidas e etc. A generalização, no meu ponto de vista, é um grande equívoco, mas a verdade é que existe muitos “caras de pau”. São essas coisas que fazem com que a sociedade fique desacreditada, junto à classe política. 

Para terminar, vou usar aqui, uma citação do grande Rui Barbosa (1849-1923), político baiano, sobre o regime que ajudara a implantar: “O Parlamento do Império era uma escola de estadistas. O Congresso da República é uma praça de negócios”!

Marcos Alexandre

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola Marcos

Tudo isto é uma vergonha para nosso pais. Os politicos so pensam em posição social.


Jackson

João disse...

Esta matéria ficou muito boa. Isso é a realidade política do nosso País.