quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Vale dos Dinossauros

Científico      Conhecer o interior paraibano é fazer uma verdadeira viagem no tempo. A pré-história, por exemplo, pode ser revisitada através de toda a paisagem da região. No Vale dos Dinossauros, situado em Sousa, encontra-se um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, onde estão expostas pegadas de animais pré-históricos de 120 milhões de anos. Já no Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras, é possível apreciar pinturas rupestres em grandes formações rochosas.

       O mais expressivo monumento arqueológico brasileiro também está na Paraíba. É a “Itacoatiaras do Ingá”, a pedra coberta de enigmáticas gravuras de formas geométricas que inspiram as mais variadas especulações. A formação rochosa é protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).

      Já o Lajedo do Pai Mateus, por sua natureza exótica, é um cenário de filme. Inscrições rupestres feitas por índios que habitaram a região há mais de três mil anos, pode ser observadas. Rios e lagos contornam formações rochosas, onde está a Pedra do Capacete. O lugar ideal para caminhadas e escaladas radicais.

     Fonte: Guia de Mídia

Nenhum comentário: