SÃO PAULO - Quatro recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tiveram os equipamentos utilizados no Censo 2010 roubados, em três bairros diferentes de Ribeirão Preto, cidade a 319 quilômetros da capital paulista.
Um dos assaltos aconteceu no bairro Alexandre Balbo. Uma recenseadora de 22 anos foi roubada durante a noite. De acordo com boletim de ocorrência, ela caminhava pela rua Ambrósio Parducci quando foi abordada por um homem sem arma, por volta das 19h10m.
O suspeito agarrou o computador de mão usado na coleta de dados. A recenseadora tentou segurar o aparelho, mas acabou tendo o braço torcido e sendo empurrada pelo assaltante. O homem fugiu levando apenas o computador. Na esquina da rua, um segundo suspeito em uma moto aguardava o assaltante, que subiu na garupa e fugiu.
Outro roubo aconteceu no Jardim Aeroporto e outros dois no Jardim Progresso. É a primeira vez que a pesquisa do Censo está totalmente digitalizada.
O gerente do IBGE Rafael Gutierrez Carvalho afirmou que os suspeitos não conseguirão ter acesso aos dados do Censo. Segundo o gerente, apenas os dados da pesquisa desta terça foram perdidos e por conta disso alguns moradores deverão receber a visita do recenseador novamente.
Segundo a assessoria de imprensa do IBGE já houve alguns casos isolados de roubo no país. Para este Censo foram disponibilizados 220 mil aparelhos. Ainda segundo a assessoria, ele não pode ser utilizado para outro fim porque foi produzido para a pesquisa populacional e sai bloqueado de fábrica.
O caso será investigado pelo IBGE e pela Polícia Federal.
Fonte: Oglobo
Nenhum comentário:
Postar um comentário