É impressionante a estrutura de campanha de alguns candidatos no Estado da Paraíba. A impressão que se tem é que existem apenas determinados candidatos. As inúmeras pessoas, carros de som, bandeiras, banners e todos os materiais de campanha nas ruas, será que isso não faz diferencia? E quem não pode nem confeccionar uma bandeira sequer?
Calcula-se que uma campanha normal para os cargos de Deputado Estadual e Federal, custe em torno de um milhão de reais. Mas, é bom lembrar que nem sempre os gastos daqueles de maior poder aquisitivo chegam apenas a esse valor. Muitos desses gastam milhões e mais milhões em busca do poder. Dependendo da posição social, outros gastam quase nada.
Penso, no entanto, que a justiça eleitoral e sobre tudo a nossa legislação eleitoral precisa e muito dá uma avançada. O que não se pode é achar que apenas aqueles de maior poder sócio-econômico, tem a capacidade de representar o povo, o que nas maiorias das vezes, são verdadeiras decepções para a sociedade.
É bom que o eleitor fique sempre atento e não venda sua consciência, pois quem compra e quem vende voto, não merece confiança nenhuma. Quem gasta ‘um real’ comprando voto, chegando lá, vai querer resgatá-lo. E isso se dá através dos recursos de uma escola de qualidade, de um hospital, e por aí vai. Afinal, quem investe quer ter um retorno.
Por tanto, na hora de fazer sua escolha, não se baseie apenas pelas estruturas de campanhas que os candidatos apresentam. Se baseie, principalmente pelo conjunto de fatores ou características que deve possui um representante, independentemente da posição sócio-econômica. Fique atento, não permita o Poder pelo Poder, o nosso Estado e o nosso País precisam avançar. Pense nisso!
Marcos Alexandre
Nenhum comentário:
Postar um comentário