quinta-feira, 8 de julho de 2010

Brasil apresenta oficialmente logotipo da Copa 2014

      Acabou o mistério, e o logotipo da Copa do Mundo de 2014 já é oficialmente do conhecimento de todos. O COL (Comitê Organizador Local) apresentou o desenho, que tem uma clara referência à Taça Fifa, nesta quinta-feira em um evento realizado em Joahannesburgo que marcou o pontapé inicial para a competição. 
http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=301&h=401&src=http://img.terra.com.br/i/2010/07/08/1596961-4317-atm14.jpg

      Inspirado na Taça Fifa, logo do Brasil 2014 tem as cores verde, amarela, branca e vermelha.

Foto: Fifa/Divulgação
Fonte: Terra

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Finlândia: Acesso à Internet passa a ser constituído um direito básico a todos os finlandeses

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDoddJffF010Cv-BCpRGmHQ1gpOmvqlABk20mLirQlhAiqHGFV7rAfTwKZuQj9PAZ4nBJRbptu2YSuqPB8TLsKS_NleM59857bQsxgDTZxMxORa7jBHgQP7gs3-_DP9kuqHYzlY2S-FAc/s400/web-30-6.jpg       Desde o dia 01 deste mês, o acesso à Internet passou a ser um direito adquirido, por lei, aos cidadãos finlandeses. 
 
      Sendo assim, a Filândia passou a ser o primeiro país do mundo a assegurar a conexão gratuida, a uma velocidade mínima de 1 megabit por segundo, obrigando as empresas de telecomunicação do país a oferecer o serviço à população.

      Atualmente, estima-se que 96% da população finlandesa tenha acesso à Internet e o governo espera - até 2015 - conectar toda a população a uma velocidade de 100 megabits por segundo.
 
      De acordo com as declarações de Suvi Linden, Ministra das Comunicações da Finlândia, em entrevista à BBC, o estabelecimento da lei se fez necessária, pois o papel e a função da Internet na vida dos finlandeses nãose restringe apenas ao entretenimento.
 
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1MpmErxQxEPxY96piZQObFjSFMvdGmrVWTCRGydp8SF4gmG6tQ3HOj3ab5sFe3f2MVZy2HVp06bvrIQcBmiXuX8UxLcmiCvaTwDXlm1mGYHK3d-LOYpwnTcJq9iGHH5GhKAYTrPxcuvY/s400/mapa-230x175.gif
 Localização da Finlândia (Europa Setentrional) - Imagem capturada na Internet (Google)

      Iniciativa ótima por parte do governo finlandês, mas a situação sócio-econômica do país é, também, de dar inveja, não? O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) está entre os mais elevados - 0, 959 - que o coloca em 12º lugar no ranking dos países (2009). E tem mais... 99% de sua população é alfabetizada.

      Infelizmente, o mundo é desigual e o acesso a um PC doméstico e/ou aos serviços da Internet é restrito a um número muito reduzido de pessoas.

      Isso é bastante visível no âmbito escolar, quando a maioria dos alunos alega que não possui e que, quando há possibilidade, o acesso se dá por meio de Lan House.

     Será que um dia chegaremos a ter estes serviços gratuitamente em todo o território nacional?

Fonte: PC Magazine com Blog do Marcos alexandre

PARA REFLETIR: 'Desistir nunca'

Quantas vezes nós pensamos em desistir,
deixar de lado, o ideal e os sonhos;
Quantas vezes batemos em retirada,
com o coração amargurado pela injustiça;
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade,
sem ter com quem dividir;
Quantas vezes sentimos solidão,
mesmo cercado de pessoas;


Visite: mensagens, papel de parede, filmes, videos Quantas vezes falamos, sem sermos notados;
Quantas vezes lutamos por uma causa perdida;
Quantas vezes voltamos para casa com
a sensação de derrota;


Quanta vezes aquela lágrima, teima em cair,
justamente na hora em que precisamos
parecer fortes;


Quantas vezes pedimos a Deus
um pouco de força,
um pouco de luz;


E a resposta vem, seja lá como for,
um sorriso, um olhar cúmplice,
Um cartãozinho, um bilhete, um gesto de amor;


E a gente insiste;
Insisti em prosseguir, em acreditar,
em transformar, em dividir,
em estar, em ser;


E Deus insiste em nos abençoar,
em nos mostrar o caminho:


Aquele mais difícil,
mais complicado, mais bonito.
E a gente insiste em seguir,
por que tem uma missão,
Ser Feliz e Fazer as pessoas Felizes !


Fonte: Mensagens e Poemas

terça-feira, 6 de julho de 2010

Climas quentes aumentam tamanho de bico de aves

Aves
 com bicos maiores (tucanos) vivem em habitats mais quentes que aves com
 bicos menores (pinguins)      Se o tucano-toco tivesse evoluído na fria Irlanda, seu enorme bico teria sido muito menor. Pelo menos essa é a conclusão de um grupo de pesquisadores, que afirmam que troca de calor pode ser adicionada a dieta e atração sexual como importantes fatores responsáveis pelo tamanho do bico de aves. 

       No ano passado, Glenn Tattersall, da Universidade Brock, em Ontário, Canadá, descobriu que tucanos-toco perdem até 60% de sua temperatura corporal pelo bico. 

       Agora, Tattersall e Matthew Symonds, da Universidade de Melbourne, Austrália, compararam o tamanho do bico de 214 espécies de aves com as temperaturas mínimas anuais de seus habitats naturais. "De tucanos, a papagaios, a tetrazes, a pinguins, espécies de habitats mais frios têm bicos menores", diz Symonds. 

       Eles isolaram a influência da temperatura ao estudar somente bicos de fêmeas e ao comparar espécies com dietas similares vivendo em climas diferentes. 

       A temperatura explicou 16% da variação no tamanho de bicos. Para gaivotas e pinguins, a temperatura explicou 66% e 43% da variação, respectivamente. O estudo foi publicado no periódico "The American Naturalist". 

Fonte: Folha Online

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A realidade da escola Dom Carlos Coelho


Dias atrás, denunciamos através deste Blog, a situação em que se encontra a Escola Estadual Dom Carlos Coelho. A situação da Escola é tão precária, que uns dos locais de acesso teve que ser isolado, pois não oferece as mínimas condições de tráfego.

Esta mesma Escola, já foi alvo de várias denuncias por meio da imprensa. Inclusive, já chegou a haver revolta dos pais das crianças, que chamaram equipes de TV’s. Mesmo com varias reivindicações dos moradores, a Secretaria de Educação do Estado, se nega a atender a Escolar.

Recentemente, este Blog resolveu procurar a Direção da Escola, a fim de apurar as providencias tomada pela Direção. Chegando ao local, nos deparamos com algo ainda mais assustador, pois a situação interna da escola é ainda pior do que a externa.

Segundo a professora Márcia – Diretora Escolar, foram entregues vários ofícios na Secretaria de Educação. No entanto, até agora nada aconteceu. Ela disse ainda, que as respostas que vem recebendo, é de que a Escola está na “fila de espera”. Por tanto, já está cansada, disse ela. 

A Escola Estadual Dom Carlos Coelho fica localizada na Rua Eugênio Carneiro Monteiro, no Conjunto dos Bancários. Esta, atende em sua maioria, crianças carentes da Comunidade do Timbó.

  Há cerca de quatro anos atrás, a Escola passou por uma reforma. De lá pra cá, nada mais foi feito. Nem mesmo a manutenção, para manter o prédio funcionando.

Entre os problemas, estão: falta de lâmpadas (dentro e fora da escola); pátio cheio de lixo (com muito mato, espinhos e insetos); calçadas danificadas (principalmente a do portão principal, obrigando as crianças a entrarem pelo portão de trás); paredes sujas e cheias de buracos e etc.


Marcos Alexandre

Fim da Era Dunga


http://www.atribunamt.com.br/wp-content/uploads/2009/06/dunga-01-04-09.jpgRepercute muito o fato da Seleção brasileira de futebol ter sido eliminada da Copa da África do Sul. Os torcedores ainda não conseguiram ingerir a derrota. No aeroporto foi à maior confusão, quanto os atletas brasileiro desembarcaram.

Foi engraçado o que comentou um professor, em site de esporte, sobre Dunga e a Seleção: 

“O dunga convocou quase 100 jogadores em 4 anos, só volantes foram mais de cinquenta, e não deu certo. Talvez se ele tivesse convocado o "Hugo Chaves", a Holanda seria detonada antes do jogo !!!!!!!! Para quem está apoiando o Dunga, que tal subir pelado junto com ele no "everest", para fazer uma reflexão?”- comentou e interrogou o professor.

Marcos Alexandre

domingo, 4 de julho de 2010

Como obter cidadania de vários países e ter acesso aos melhores empregos

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,42702348,00.jpg      O valor da anuidade na universidade americana de Yale, uma das mais concorridas do mundo, depende da nacionalidade do aluno. O cidadão americano paga, em média, 50% menos que os estrangeiros. Vantagem parecida leva um europeu em uma disputa de emprego na Inglaterra. Para se candidatar a uma vaga divulgada na última semana na empresa de energia inglesa BG Group, exigia-se – além de fluência em inglês, experiência internacional e boa formação acadêmica – cidadania europeia. Logo, a forma de concorrer em condições de igualdade é ter a segunda ou terceira cidadania. Saiba como obtê-la, assim como as vantagens e os riscos de ter vários passaportes.
       A cidadania abre portas – e muitas – para os estrangeiros. Ao se tornar cidadão de algum membro da União Europeia, você poderá estudar, trabalhar e morar em qualquer um dos 27 países que dela fazem parte. Sem trâmites burocráticos. “As fronteiras ficam menores. As possibilidades se multiplicam”, diz a advogada Andrea Girello, especialista em obtenção de cidadanias europeias.
       Para quem não tem a cidadania herdada de antepassados e tem um país como meta, a dica é começar pelo domínio do idioma. O publicitário Fernando Hudson sempre foi fascinado pela Alemanha. Visitou o país quatro vezes na adolescência e estudou a língua, que passou a dominar. Foi ela que facilitou seu acesso. Fernando navegava por sites de emprego da Alemanha e se cadastrou em vários deles. Menos de um ano depois de se formar em publicidade, estava trabalhando no país com um visto provisório, que foi renovado até ele obter a cidadania. Hoje, mora em Berlim e compõe jingles em alemão.
       Outra forma de encurtar o caminho da cidadania é oferecer ao país o que ele mais precisa. Joanna Magalhães é graduada em informática. Ela sonhava em se mudar para a Nova Zelândia, país que facilita a entrada de profissionais nessa área. Saiu do Brasil com emprego garantido e visto de residência permanente. “É preciso estar atento à demanda por profissionais”, diz Joanna. “Muda o tempo todo. Em algum momento podem estar procurando alguém de sua área.” Mas Joanna avisa que o processo exige perseverança: “Eles quiseram ter certeza de que eu não estava interessada apenas no seguro-desemprego vitalício e nos excelentes serviços de saúde e educação do país”.
       Pedidos de segunda cidadania aumentaram 30% nos últimos cinco anos, de acordo com um estudo feito por organizações que monitoram a imigração, entre elas o Escritório de Cidadania e Naturalização dos Estados Unidos. Mas muitos dos brasileiros que procuram outros passaportes não querem sair do país. A demanda por outras cidadanias não tem relação direta com imigração. O chef Carlos Bertolazzi, por exemplo, pretende expandir seus negócios em São Paulo. Mas, para isso, ele diz que ajuda ter trânsito livre lá fora. O passaporte italiano de Bertolazzi foi decisivo para que conquistasse uma vaga em um trabalho na Espanha, ao lado do lendário chef espanhol Ferran Adrià. A cidadania europeia também deu acesso a cursos abertos apenas para cidadãos europeus.
       Bertolazzi é descendente de italianos. O empresário e pastor Marcello Malizia também. Ele migrou para Londres com a família sem dificuldades. Como cidadão europeu, pode morar onde tiver as melhores condições de emprego. Ganha a vida com transporte de vans na Inglaterra, mas pode ir atrás de oportunidades melhores. “Estou sempre atento ao que acontece nos outros países da Europa”, afirma. “As fronteiras deixaram de ser obstáculos.”
       A cidadania mais difícil de ser adquirida é a americana. Para conseguir o green card, o bancário paulista Alexandre Figueiredo fez graduação e trabalhou mais de dez anos nos EUA. Descendente de portugueses, hoje tem tripla cidadania. E transmitiu as três a suas duas filhas. “São americanas, brasileiras e portuguesas”, diz. “Poderão estudar e trabalhar onde quiserem.”
       Autoridades americanas e europeias estão cada vez mais atentas a golpes imigratórios. No último ano, nos EUA, a polícia identificou mais de 200 estrangeiros com casamentos arranjados. Eles não só perderam o green card, como a chance de voltar ao país. Se a sorte não ajudou com um ascendente americano ou europeu, a melhor alternativa é tentar um intercâmbio de estudos e trabalho. 

As principais regras para conquistar a cidadania em outros países e o que mais atrai os brasileiros
  Reprodução
Época com o Blog do Marcos Alexandre

sexta-feira, 2 de julho de 2010

No jantar da seleção, Julio Cesar pede a palavra e faz homenagem a Dunga

http://img.terra.com.br/i/2009/04/02/1155330-0121-it2.jpg      A chegada da delegação da seleção brasileira no Protea Hotel Marine, em que foram recebidos com aplausos pelos funcionários, foi feita em clima de tristeza, que prosseguiu durante o jantar.  Segundo relato publicado no site oficial da CBF, o abatimento dos jogadores era visível. Ninguém trocou uma palavra no jantar, que transcorreu em absoluto silêncio. O técnico Dunga demorou um pouco a se juntar à mesa aos companheiros de comissão técnica.

      O goleiro Julio Cesar, então, pediu a palavra e fez um discurso emocionado. Agradeceu, em nome dos jogadores, ao técnico Dunga pela oportunidade de disputar a Copa do Mundo e acrescentou que todos desejavam muito ganhar o hexacampeonato, para retribuir a confiança do técnico.

       Julio Cesar disse ainda que Dunga poderia levar da África do Sul a certeza de que, nesses quatro anos de trabalho com a seleção, conseguiu formar um grupo que permanecerá unido para sempre.

       “Você conseguiu formar um grupo de amigos, de irmãos. Queríamos ganhar muito esse hexa para você”, finalizou o goleiro, muito aplaudido pelos companheiros.

      A derrota de virada por 2 a 1 sofrida nesta sexta-feira para a Holanda nas quartas de final eliminou a seleção brasileira desta Copa do Mundo.

Uol com Blog do Marcos Alexandre 

Seleção fora da Copa da África


O dia de hoje será sem dúvida, um dia marcante para o futebol brasileiro. Hoje é um dia em que será escrito mais um capitulo na historia do futebol mundial. O país do futebol, isto é, que assim podemos chamar, fora do Mundial da África do Sul.

 A seleção brasileira entrou em campo parecendo mostrar o que tinha ido buscar na África. O que ninguém consegue entender, o porquê o time brasileiro bateu tanta cabeça no segundo tempo de jogo.

Não sei que Dunga deve ou não ser responsabilizado. Acho que sim. O fato é que o torcedor não vai engolir esta derrota no mundial.
Outro dia já tinha dito neste Blog, se Dunga não fosse campeão iria pagar caro, pois no momento da convocação já haveria alguns movimentos contra ele, por conta de deixar alguns jogadores de fora. O fato é que isso aconteceu, para nossa decepção.

Contudo, o que ninguém esperava, era que o País do futebol, do carnaval, do maior São João do Mundo, de um povo cheio de alegria,[...], fosse viver, no segundo dia de Julho, um dia de “luto”. 

O Brasil foi a África e esqueceu de levar “banco” para o ataque canarinho.



Onze candidatos vão disputar o lugar de Lula no Palácio do Planalto

      Alguém conhece todos os pretensos concorrentes ao Palácio do Planalto? Eu por exemplo, não conheço todos. Pois bem, o  período das convenções partidárias terminou na quarta-feira (30). A partir de então,  os partidos terão cinco dias para o registros das candidaturas à Presidência da República. Pelo que se comenta, dois partidos avaliam a possibilidade de desistir para facilitar alianças regionais ou para compor chapa com outro candidato. Entretanto, se confirmados os registros de todos os que mantêm intenção, serão 11 os concorrentes à Presidência.

      No caso de Américo de Souza (PSL), o partido avalia se mantém a candidatura por causa da verticalização das alianças, que está em avaliação na Justiça Eleitoral. Segundo Roberto Siqueira, secretário nacional do PSL, uma decisão estava para ser tomada ainda na quinta-feira (1º). O candidato do PCB, Ivan Pinheiro, cogitava abrir mão da candidatura para ser o vice de Plínio Arruda (PSol). De acordo com a assessoria do partido, a escolha  estava para ser divulgada.

     
VEJA ABAIXO O PERFIL DOS PRESIDENCIÁVEIS
------------------------------------------------------------
    Américo de Souza (PSL) - Bacharel em direito, ciências econômicas,administração, ciências contábeis e pós-graduado em engenharia administrativo-econômica. É ex-deputado federal e ex-senador pelo Maranhão.Em 2006, foi candidato a vice-presidente. http://www.pslnacional.org.br/ e Twitter: @AmericoPSL 
---------------------------------------------------------------
    Dilma Rousseff (PT)
- É natural de Belo Horizonte. Formada em Economia, foi secretária estadual de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e depois ministra-chefe da Casa Civil. http://www.dilmanaweb.com.br/ e Twitter: @dilmabr 
-----------------------------------------------------------------
      Ivan Pinheiro (PCB) - Advogado, é secretário geral do PCB. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Já se candidatou a deputado federal e a vereador. Também já disputou a Prefeitura do Rio de Janeiro.  http://www.pcb.org.br
-------------------------------------------------------------------
     José Maria Eymael (PSDC)
- Nasceu em Porto Alegre, é formado em direito, com especialização na área tributária, e em filosofia pela PUC-RS. Há mais de 30 anos atua como empresário nas áreas marketing e comunicação. Ex-deputado federal, já disputou a Presidência duas vezes. http://www.psdcbrasil.org.br/ e Twitter: @eymael
--------------------------------------------------------------------  
     José Serra (PSDB) - Ex-governador de São Paulo, já foi deputado federal, senador e ministro da Saúde e do Planejamento. Tem formação superior em Economia, concluída no Chile, e em Engenharia, pela Universidade de São Paulo. http://www.serraescreve.blogspot.com e Twitter: @joseserra_ 
------------------------------------------------------------------------
     Levy Fidélix (PRTB)
- Atuou como apresentador de TV, diretor de criação em agências de publicidade e professor. Foi um dos fundadores do PL e esteve no PTR. Já disputou eleições para presidente da República, prefeito de SP, governador, vereador e deputado federal. Site http://www.prtb.org.br/ e Twitter: @levyfidelix 
-----------------------------------------------------------------------
     Marina Silva (PV)
- Nasceu no Acre, onde formou-se em história. Foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual e senadora. Atuou no governo Lula como ministra do Meio Ambiente, de 2003 a maio de 2008. Participou da fundação do PT, do qual se desfiliou em 2009. Site: http://www.minhamarina.org.br/ e Twitter: @silva_marina
----------------------------------------------------------------------
     Oscar Silva (PHS) -
Maranhense, vive atualmente em Brasília. É advogado e secretário geral nacional do PHS. Entrou para a política no PMDB. Está filiado há cinco anos ao PHS. Já disputou duas eleições para deputado. Site: http://www.oscarsilva2010.com.br/

------------------------------------------------------------------------

     Plínio Sampaio (Psol) - Promotor público aposentado, é mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Tem atuação junto à Igreja Católica. É presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária.http://pliniopresidente.com/ e Twitter: @pliniodearruda
------------------------------------------------------------------------
     Rui Pimenta (PCO)
- Formado em jornalismo, participou da fundação do PT, com atuação em SP e no ABC. Na década de 80, atuou no sindicalismo. Após ajudar a fundar o PCO em 1996, foi candidato a vereador, a deputado federal e a prefeito de São Paulo.http://www.pco.org.br/ruicostapimenta/
---------------------------------------------------------------------------
    Zé Maria (PSTU)
- Metalúgico, participou dos movimentos sindicais no ABC na década de 1970. Foi um dos fundadores do PT, do qual saiu nos anos 90. É um dos fundadores e atual presidente nacional do PSTU. Integra a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas). Site: http://www.pstu.org.br/ e Twitter: @zemaria_pstu
--------------------------------------------------------------------------
G1 com o Blog do Marcos Alexandre

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A política dos negócios


A política brasileira passa por uma situação que mais cedo ou mais tarde tem que ser acabada. Trata-se da política dos negócios.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhw2H2aIBCBOJX_YTwhW-iLKSHMjN0eIzsDa4Wb34FYhL1UMVczpXdE95sERxZvekbbAnSMYkTWyz3-_BxJZnO4_P5kOYbS3P3k-1dI2fhXqnKN5htdIkR8t5pl8f1cYK63m7wImRt7j8Ro/s1600/soutransparenteqs4.jpgSer presidente de um partido político hoje, é a mesma coisa de alguém ser dono de um comércio. Prova disso, são as negociações partidárias que ocorreu e vem ocorrendo nos últimos dias, com a aproximação de mais um pleito eleitoral. Os Diretórios partidários são muito cobiçados. Ter-lo nas mãos, significa ter garantido empregos até para os “papagaios de casa”. Isto que estou retratando não se trata de algo incomum. Os interessem que deveriam ser para atender as necessidades da sociedade, acabam ficando pra trás. O interessante é que tem quem vá atrás desses partidos que se vendem. Parece mais, a lei da oferta e da procura. 

É bom que se diga também que não são todos que usam dessas práticas. Acredito que na política tem pessoas éticas, comprometidas e etc. A generalização, no meu ponto de vista, é um grande equívoco, mas a verdade é que existe muitos “caras de pau”. São essas coisas que fazem com que a sociedade fique desacreditada, junto à classe política. 

Para terminar, vou usar aqui, uma citação do grande Rui Barbosa (1849-1923), político baiano, sobre o regime que ajudara a implantar: “O Parlamento do Império era uma escola de estadistas. O Congresso da República é uma praça de negócios”!

Marcos Alexandre