terça-feira, 3 de agosto de 2010

'Lei da Ficha Limpa põe em risco o estado de direito'

Eros Roberto Grau. Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal

eros
Foto: André Dusek/AE

      Eros Roberto Grau deixou ontem a cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) convencido de que a Lei da Ficha Limpa põe "em risco" o Estado de Direito. Ele acusa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de ignorar o princípio da irretroatividade das leis. "Há muitas moralidades. Se cada um pretender afirmar a sua, é bom sairmos por aí, cada qual com seu porrete. Estou convencido de que a Lei Complementar 135 é francamente, deslavadamente inconstitucional." 


Fonte: O estadao

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Há 21 anos morria Luiz Gonzaga, o 'Rei do Baião'

      
http://s3.amazonaws.com/files.posterous.com/newtonmarcolobo/BbHpy6Vm6BZnDT4e6ViGPi7UoquCPkDE762WhgF2rfOrbv9tn4pW6F0GJsAh/luiz-gonzaga.jpg?AWSAccessKeyId=1C9REJR1EMRZ83Q7QRG2&Expires=1280805054&Signature=0hkBVphh86cBGFyEg48i02KIyAs%3D
      Forrozeiros de todo o Nordeste lembram, hoje (2), a morte do cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento, o "Rei do Baião". Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912 na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. No lugar, seria revivido, anos mais tarde, em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições.

       Relembre os grandes sucessos de Luiz Gonzada no vídeo ao lado, produzido pelo canal Trama.


       O "Rei do Baião" aprendeu a tocar acordeão com seu pai, Januário, que trabalhava na roça e, nas horas vagas, tocava o insctrumento, que também consertava. A canção emblemática de sua carreira  foi "Asa Branca", que compôs em 1947, em parceria com o cearense Humberto Teixeira.


       Em abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música – "Dança Mariquinha" em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira – , em estúdio, como cantor.


       Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu no dia 2 de agosto de 1989, vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de Gonzaguinha, seu filho, que pediu que o corpo fosse levado para sua cidade natal) e, posteriormente, sepultado em Exu.

       Luiz Gonzaga deixou um grande legado para o forró e para a música brasileira, em seus quase 50 anos intensos de carreira artística. Em sua homenagem, o grande compositor ganhou uma estátua de bronze que, junto com Jackson do Pandeiro, fica de frente ao Açude Velho, na cidade de Campina Grande (PB), onde ocorre, todos os anos, o chamado "Maior São João do Mundo", que embala multidões no ritmo do forró.
 
Fonto: Google
Texto: 45graus 

domingo, 1 de agosto de 2010

Ônibus a biodiesel reduz 30% da poluição em Curitiba

       Testes feitos em ônibus do transporte coletivo de Curitiba movidos totalmente a biodiesel mostram que houve redução de 30% no índice médio de monóxido de carbono e queda de 25% de fumaça expelida no ar.
       A implantação da chamada Linha Verde de Curitiba, com seis ônibus movidos 100% a biocombustível --à base de soja, o B 100--, completou, neste mês, um ano. 

       Por causa dos bons resultados, essa pequena frota será expandida para 150 ônibus --10% do total de veículos de Curitiba-- até 2012. 

       Os testes foram feitos comparando ônibus abastecido com óleo diesel comum e outro movido a biocombustível. 

       "Os resultados são animadores. Não tivemos problemas de desgaste ou comprometimento dos veículos", disse Elcio Karas, gestor da área de inspeção e cadastro do transporte coletivo da Urbs (empresa da prefeitura que gerencia o transporte coletivo de Curitiba). 

       Os testes que mostraram a redução de poluição foram feitos pela montadora Scania, que, segundo a prefeitura da cidade, não forneceu os números absolutos. 

       Os ônibus da Linha Verde são biarticulados, com capacidade para até 180 passageiros em cada veículo. Eles atendem duas áreas de grande movimentação, as regiões sul e central. 

       Segundo a prefeitura, os seis veículos de Curitiba são a primeira frota de ônibus do transporte coletivo do país movida 100% a biodiesel. 

NOVA ETAPA
 
       O projeto entrou na segunda fase neste mês e terá um ano de duração. Até o mês passado, os ônibus rodavam cerca de 2.500 quilômetros/ mês. Agora passaram a trafegar em média 10 mil quilômetros, aproximadamente a mesma distância cumprida pelos ônibus convencionais que circulam pela cidade. 

       O aumento da quilometragem foi autorizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) -necessário, segundo a Urbs, para validar testes de combustíveis alternativos. 

       O projeto dos ônibus biocombustíveis envolve um termo de cooperação técnica assinado por empresas e instituições públicas reunidas para a experiência.

       A iniciativa envolve duas empresas concessionárias --que compraram os veículos--, a Prefeitura de Curitiba e, também, as montadoras Scania e Volvo, que projetaram os ônibus, além das empresas que distribuem e produzem o biocombustível.

      Já o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná, ligado ao governo do Estado) é a instituição responsável pela medição do desempenho do novo combustível. 

Fonte: Uol

sábado, 31 de julho de 2010

O bom eleitor

http://www.overmundo.com.br/uploads/banco/multiplas/1227229024_cidadania002.jpg
Entramos definitivamente no período eleitoral. Isto é, período em que se pode fazer propaganda partidária. É a partir de então, que todos os candidatos poderão colocar suas propostas para o julgamento do povo.    
Muita gente não gosta dos ‘guias eleitorais’. No entanto, todos deveriam “gostar”, pois através das propostas, das apresentações, dos passados, dos serviços prestados,... etc., que os eleitores deveriam escolheres seus representantes.    
O bom eleitor procura escolher o seu representante da melhor forma possível. A primeira coisa que se deve ter em mente, é que o bom eleitor não se vende. Além de não se vender, o bom eleitor procura se informar sobre o verdadeiro papel do seu representante. Se eleito representante, o bom eleitor procura acompanhar as atividades desenvolvidas pelo mesmo. A final, o povo é o verdadeiro fiscal, pois é quem paga.    
Ser um bom eleitor é ser um verdadeiro cidadão. Ser cidadão é ter a liberdade plena de participar da democracia, sem que haja qualquer interferência na liberdade de expressão ou mesmo manipulação na liberdade de pensamento. Quem compra ou vende voto, não tem a mínima moral, e acabam sendo corruptores da mesma intensidade.    
FOTO: Google
TEXTO: Marcos Alexandre

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Um guia para votar em ficha limpa

     Por Roseann Kennedy
      A partir desta quinta-feira o eleitor tem à disposição um portal para verificar os candidatos “ficha limpa”. O site foi criado por organizações não governamentais, envolvidas com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e com a Articulação Brasileira Contra a Corrupção e Impunidade, com o objetivo de tentar “fazer a lei pegar”.

      É um mecanismo interessante. Porque é o próprio candidato que se inscreve no local, se quiser. Mas ao fazer o registro lá, informando que tem a ficha limpa, ele precisa prestar contas ao cidadão. Tem que protocolar documentos, assumir compromisso das suas declarações, apresentar o balanço financeiro de sua campanha. Detalhe: tudo precisa ser documentado. 

      Ou seja, quem não tem o que esconder é só se cadastrar. Com isso, o portal www.fichalimpa.org.br termina se transformando num palco comparativo, para escolher em quem votar, e vira também uma ampla base de dados para fiscalização das eleições deste ano. Porque, se as informações apresentadas estiverem erradas, o político é deletado do site. O usuário pode checar os dados registrados e denunciar se há alguma falsidade nas declarações.

      Nenhum candidato a presidente, governador, deputado federal ou senador é obrigado a se inscrever. Mas acho que isso também é um bom filtro, porque dará para perceber quais candidatos estão realmente preocupados em fazer essa prestação de contas permanente à população.

      Então, é recomendável, quando estiver pensando em quem votar, consultar se essa pessoa que quer seu voto está inscrita ali, com ficha limpa. As ONGs envolvidas com a campanha inclusive estão estimulando as empresas a só fazerem doações aos candidatos que divulgarem seus dados.

     A iniciativa merece aplauso. Dá transparência às eleições, democratiza informações, permite maior envolvimento da sociedade na fiscalização do processo eleitoral. 

      Afinal, depois de toda a mobilização para aprovar a lei da Ficha Limpa, nada mais justo do que exigir que seja cumprida. Agora, se as decisões judiciais não vêm na velocidade desejada, que sejam adotadas as ferramentas possíveis para auxiliar o eleitor a elaborar os próprios filtros. 

      Ah! E vale observar que todos os partidos foram informados da criação do site. Ressalto isso para depois não ter que ouvir de um ou outro que não sabia dessa iniciativa. Neste caso, no mínimo, caberá à legenda explicar porque não divulgou a medida para seus candidatos.

Leia também:

Fonte: Congresso em Foco

Show de Roberta Miranda abre Festa das Neves nesta sexta

foto       A cantora e compositora paraibana Roberta Miranda é uma das atrações da abertura da Festa das Neves 2010 nesta sexta-feira (30). O público também poderá assistir, na mesma noite, a irreverência do grupo Caronas do Opala, com seu "brega rock style", e ouvir as canções interpretadas por Luzinete, a rainha da seresta. Os shows acontecem em palco armado no Ponto de Cem Réis, a partir das 18h.
      Na mesma praça, haverá ainda um tablado montado exclusivamente para os folguedos da cultura popular. Nesse espaço, quem vai animar a festividade é a Nau Catarineta de Cabedelo, Vó Mera e Seus Netinhos e ainda o Coco de Guruji. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).
      No show, Roberta Miranda promete mostrar por que merece o título de "Rainha da Canção Sertaneja", conquistado logo no início da carreira. Ela vai interpretar canções que marcaram época e também que retratam o amor por sua terra natal – João Pessoa. Afinal, mesmo morando em São Paulo, as belezas da Capital foram fontes de inspiração para que ela escrevesse músicas como "Tambaú", fazendo verdadeira reverência a uma das praias mais tradicionais da Paraíba.
      Com mais de 20 anos de carreira, 20 discos gravados e mais de 16 milhões de discos vendidos, Roberta é considerada a principal cantora brasileira no gênero sertanejo. Para conquistar esse reconhecimento, ela buscou garimpar o repertório para encontrar tesouros diferenciados.
      Ao longo dessas últimas duas décadas, pode-se perceber o leque diversificado da artista quando canta uma guarânia ("Meu Primeiro Amor", de José Fortuna, H. Gimenez e Pinheiro Jr.), passando por canções como "Tristeza do Jeca" (Angelino de Oliveira) e "Guacira", que é uma parceria do maestro erudito Hekel Tavares com Joracy Camargo. Um dos momentos que marcou o lado autoral de Roberta Miranda foi a composição "Majestade, o Sabiá", seu maior sucesso autoral no gênero.

      Caronas do Opala – Em novembro de 2006, cinco roqueiros resolveram montar um grupo com repertório próprio, em um estilo que foi autointitulado "brega rock style". Hoje em dia, a reformulação dos integrantes, com a entrada de novos músicos, levou a banda a uma abordagem mais grooveada. Isso contribuiu para que fossem explorados novos arranjos, graças aos instrumentos de sopro. Independente desses detalhes, eles sempre subiram ao palco com muita irreverência e bom humor, acompanhados pelo opala vermelho conversível de "Seu Fernando", uma espécie de entidade brega e presença garantida em todos os momentos.
      A idéia do Caronas do Opala é fazer pequenas alterações nos arranjos das músicas, mas sem jamais fugir da ideia principal que o autor quis passar. No repertório estão canções que marcaram um período da música popular romântica brasileira.
A banda se prepara para gravar um disco autoral, com músicas que já estão na boca de muita gente, como "Lígia Por quê?", "Quantos Olhos", a conhecida "O meu Cariokeissh", "Não, não olhe para traz" e agora com a nova "Bicicleta Lilás". Já com a presença dos metais e percussão, existe uma tentativa também de se gravar um vinil e mais um DVD ao vivo.

      Luzinete – A rainha da seresta paraibana começou a cantar desde os seis anos de idade, em escolinhas, parques de diversões, festas de aniversários e até eventos de prefeituras. Atualmente, ela possui 13 CD's gravados, além de dois DVD's. Durante todo esse tempo de carreira, Luzinete já abriu shows de vários nomes famosos da música brasileiro, como Núbia Lafayete, Jerry Adriani, Paulo Diniz, entre outros artistas.

      Cultura popular – No primeiro dia dos folguedos, o público poderá assistir à chamada "barca", que tem sua expressão mais forte na Nau Catarineta, de Cabedelo. O folguedo é uma tradição que chegou ao Brasil no século XVIII e, na Paraíba, em 1903. A apresentação narra a conquista dos portugueses.
      Também na primeira noite haverá a apresentação do coco de roda de Vó Mera e Seus Netinhos. Ela é um dos expoentes mais carismáticos da cultura popular paraibana. Tradicional das festas juninas, era comum também a ocorrência da brincadeira durante a queima das peças de barro e madeira em fornos e carvoeiras.
      Outra atração da cultura popular do primeiro dia da Festa das Neves é o Coco de Gurugi, puxado por Dona Lenita, sempre acompanhada por bombo, caixa e ganzá. A dança é feita em roda e remete às tradições africanas, muito fortes na região onde fica a comunidade.
      O povo poderá assistir aos folguedos mais genuínos da Paraíba em um tablado, montado também no Ponto de Cem Réis, alternando com os horários dos demais shows, que acontecem no palco armando no mesmo local. Até o último dia da festa, serão 42 apresentações ao todo nesses dois espaços. Este ano o evento tem como tema 'João Pessoa no Melhor de Sua História'.

Fonte: Portal da PMJP

terça-feira, 27 de julho de 2010

Morre vítima de acidente automobilístico o Ex-Prefeito de Curral Cima

      A cidade de Curral de Cima encontra-se de Luto

 http://www.danielproducoes.com/imagens/vf87.jpg
Morreu na tarde desta terça-feira (27) após um grave acidente de carro, o Ex-Prefeito de Curral Cima, Manoel Ferreira dos Nascimento, o popular ‘Neco de Estacada’(foto a esqueda), como era conhecido.
O acidente ocorreu quando o Ex-Prefeito estava indo de Sertãozinho para Duas Estradas, quando ele perdeu o controle do veículo numa curva fechada da estrada, famosa pelos acidentes graves.
O carro capotou várias vezes e ‘Neco de Estacada’ teve morte imediata. A polícia ainda não tem pistas sobre o que provocou o acidente, nem se o Ex-Prefeito estava em alta velocidade quando saiu da pista.
Manoel Ferreira dos Nascimento, o ‘Neco de Estacada’, foi o sucessor do também ex-prefeito de Curral de Cima, Manoel Lourenço Fernandes, que já faleceu. Manoel Lourenço era considerado uns dos maiores políticos do Vale do Mamanguape e foi eleito o primeiro Prefeito de Curral de Cima.
Estacada é um povoado do município de Curral de Cima, local onde ‘Neco’ morava. Por isso o nome de ‘Neco de Estacada’.
Neco’ foi Vereador de Mamanguape, Vice-Prefeito e Prefeito por dois mandato em Curral Cima. Atualmente, ele era filiado ao DEM e ocupava cargo comissionado na Secretaria de Infra-Estrutura do mesmo município.

Fonte: Blogspot do Marcos Alexandre/Paraiba1/Sagres online/Google

segunda-feira, 26 de julho de 2010

João Pessoa; um crime e um capítulo da história política do Brasil

      A Paraíba comemorou nesta segunda-feira (26) exatos 80 anos da morte do presidente João Pessoa, cujo assassinato foi o ponto culminante para a Revolução de 1930. O tempo ainda não apagou a divisão politica da Paraíba. Mantém-se a tradição de duas correntes políticas comandarem os destinos administrativos do Estado.
      Estamos no ano de 1930. É uma sexta-feira, 25 de julho. Precisamente às 18 horas. Com o Palácio em reforma, os despachos do governador, à época denominado presidente, eram feitos na diretoria do jornal A União cujo prédio se situava onde hoje funciona a Assembleia Legislativa. Chefe do Executivo paraibano, João Pessoa era conhecido pelo seu temperamento franco, direto. Enquanto assinava o documento que lavraria o ato de transmissão de cargo ao seu vice, Álvaro de Carvalho, permitiu-se a um gracejo com os funcionários:“Vejo que os senhores ficam sempre muito alegres toda vez que me ausento da Paraíba”
      Quem não achou nada engraçado foi o secretário de Segurança, Ademar Vidal: “Então, o presidente vai ao Recife? Acho uma temeridade...”. Como bem observou o seu amigo e auxiliar próximo, o escritor José Américo de Almeida, João Pessoa “era todo direto e sem nenhuma sutileza”. Ao ouvir a ponderação do seu secretário sobre a viagem que faria sem o acompanhamento de qualquer segurança: “Os senhores são muito sentimentais. Vamos deixar de tolice...”.
      Como os fatos vieram a comprovar, não se tratava de tolice nenhuma. No dia seguinte, sábado, João Pessoa seria assassinado a tiros na capital pernambucana. O crime completará 80 anos amanhã. A morte do presidente paraibano impulsou os revolucionários, que já arquitetavam a tomada de poder. Eles depuseram Washington Luiz, dando posse a Getúlio Vargas, candidato derrotado nas eleições presidenciais daquele ano.
      A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrevistou dois estudiosos no assunto, os historiadores José Octávio de Arruda Melo e Wellington Aguiar, ambos autores de obras que versam sobre o tema da Revolução de 1930. Além de serem consultados títulos, publicações e obras, apresentamos a repercussão do assassinato no exterior, reproduzindo o que o jornal The New York Times, dos Estados Unidos, noticiou no dia seguinte à morte de João Pessoa.

      Trata-se, sem dúvidas, de um período histórico riquíssimo cujos desdobramentos ainda mantêm ligação direta não só com os principais fatos políticos que dali ocorreram, circunscritos a um passado remoto. Muitos atores da cena política atual da Paraíba têm ligação direta com o teatro de 1930. Mais do que isso: ainda hoje há pontos desta história que não são pacíficos e os dois lados ainda terçam armas – não disputando poder político; migraram a luta para uma trilheira intelectual, levando o embate à arena da história.
      Desde que assumira o governo, João Pessoa já entrara em rota de colisão com os chefes políticos, ligados à oligarquia paraibana. Em 1929, o governo do presidente Washington Luiz teve o apoio à chapa situacionista de sucessão presidencial, encabeçada pelo paulista Júlio Prestes, negado por parte de João Pessoa - era o famoso dia do “Nego”.

      Desde então, as relações entre os governos federal e estadual azedaram. Para complicar, João Pessoa aceitou a indicação para ser vice na chapa oposicionista, encabeçada por Getúlio Vargas. “Tentou-se fazer uma frente única aqui na Paraíba, como aconteceu no Rio Grande do Sul”, explica José Octávio. “A oposição aqui era muito pequena, mas não aceitou. Eles viram no apoio federal, a situação, a possibilidade de ter um fôlego”, conta.
      Desde 24 de fevereiro de 1930 que o governo de João Pessoa via-se às voltas com uma guerra civil. A cidade de Princesa declara-se “Território Independente” e não mais se submetia aos comandos da chefia do Executivo estadual.


       VIAGEM AO RECIFE


      O objetivo principal da ida de João Pessoa ao Recife era visitar velho amigo, o juiz federal Francisco Tavares da Cunha Melo, que estava enfermo e internado no Hospital Centenário, no bairro de Boa Vista, no Recife. Mais do que uma visita de solidariedade, havia um interesse específico do presidente. João Pessoa estava prestes a receber um carregamento de armas que viria ao porto do Recife em poucos dias. Certamente as autoridades federais iriam apreender a carga.

      O navio Muniz Freire, da Marinha, percorria o litoral com o objetivo de impedir a chegada de armas e munição à Paraíba. Com vistas a driblar a fiscalização federal, o material bélico vinha por meio de contrabando em latas de conservas. Às vésperas da viagem que faria ao Recife, a última que fizera em vida, a questão que inquietava João Pessoa era a seguinte: seria possível liberar o carregamento ao se requerer um interdito? João Pessoa acreditava que sim, era possível sustar a apreensão com este recurso judicial. Queria, porém, ouvir do amigo juiz uma opinião sobre o caso. Havia, ainda, a necessidade de comprar novos clichês no Jornal da Manhã, situado na capital pernambucana, para a edição comemorativa ao aniversário de um ano do “Nego”.

      JOÃO DANTAS


      Olinda, três horas da tarde, 26 de julho de 1930. O advogado João Dantas saíra da casa do cunhado Augusto Caldas e tomara um bonde com destino à capital pernambucana. Iria até o Jornal do Commercio. Seu objetivo era responder à série de cartas suas que o jornal A União vinha publicando. Casualmente, João Dantas senta-se ao lado de um conterrâneo que está lendo o jornal estatal da Paraíba. Ao ver a manchete em tipos em caixa alta “REVELANDO A ALMA TORTUOSA DOS CONSPIRADORES CONTRA A ORDEM E A DIGNIDADE DE NOSSA TERRA”, João Dantas sentiu o sangue ferver. À medida em que seguia com os olhos na leitura, mais impropérios lhe eram dirigidos: “... o arquivo de cartas e telegramas desse tarado era um verdadeiro manancial de monstruosidades...”. Mais adiante: “Nos documentos da edição de ontem ficou demonstrada a irresistível tendência dos Dantas para o alheio”.
      João Dantas, com os olhos marejados de ódio, ainda teve tempo de ler a notinha: “Com destino ao Recife, viaja hoje o sr. presidente João Pessoa, que na vizinha metrópole do sul vai visitar o seu amigo particular dr. Cunha Melo, juiz federal de Pernambuco e que se acha convalescente após a intervenção cirúrgica a que se submetera. A demora do chefe do governo será muito curta”. 

      João Dantas considerou a atitudade de João Pessoa um ultraje - ir impunemente ao Recife, desafiar-lhe a coragem. Voltou à casa do cunhado, pegou o seu colt 22 e de lá partiria com uma missão: lavar a honra ofendida. Esta versão, todavia, não é um ponto pacífico. “Essa história de bonde, de jornal, nada disso existiu. Foi criada para descartar a culpabilidade de Moreira Caldas”, opina Wellington Aguiar. “Eu não acho correta a versão do bonde – ele ter descido e retornado à casa do cunhado? Não, não; João Dantas andava armado”, comenta José Octávio de Arruda Melo. Uma outra versão dá conta de que Augusto Caldas, cunhado de João Dantas, teria visto João Pessoa e ligara para casa com o fim de avisar ao advogado.

Fonte: Jornal da Paraíba

sábado, 24 de julho de 2010

Para Evo Morales, Colômbia é 'um país fiel, servo obediente' dos EUA

     Presidente da Bolívia fez afirmação em meio a uma forte clise diplomática. Morales condenou acordo que permite aos EUA usar bases colombianas.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, discursa em 19 de julho.      O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste sábado (24) que a Colômbia parece "um país fiel, servo obediente" dos Estados Unidos, em meio a uma forte crise diplomática que levou ao rompimento de relações entre Caracas e Bogotá.

      "Lamentavelmente, a Colômbia parece ser um país fiel, servo obediente do governo dos Estados Unidos", disse Morales depois que o governo de Álvaro Uribe denunciou, na OEA, que guerrilheiros colombianos se refugiam em território venezuelano, o que o presidente do país vizinho, Hugo Chávez, repudia.

      Morales voltou a condenar o acordo entre Washington e Bogotá, que permite aos Estados Unidos utilizar bases militares colombianas, no âmbito do denominado Plano Colômbia de luta contra o narcotráfico e a guerrilha.

      Com essa política, "o que fazem os Estados Unidos? Encher a Colômbia de bases militares. Agora, da Colômbia, provocam a Venezuela, acusam a Venezuela de estar cuidando dos terrorristas", afirmou, durante concentração pública numa região agrícola de La Paz.

      O chefe de Estado boliviano, aliado do presidente venezulano, Hugo Chávez, considerou, ainda, que o tema das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) "é um problema da Colômbia".

      "Os colombianos (que) resolvam se têm algum problema com as guerrilhas. Este não é um problema da América Latina", sentenciou.

  Convocação de cúpula
 
      Diante do risco de uma guerra entre a Colômbia e a Venezuela, Morales instou a Unasul a convocar uma cúpula de presidentes para solucionar a situação.

      "Nós, pela Constituição, somos um país pacifista. A Bolívia nunca vai provocar guerra com ninguém, mas se nos provocam, temos o direito de nos defender e também estamos nos preparando para isso", disse.

      Morales afirmou que no caso colombiano, "o narcotráfico, o terrorismo é (sic) um pretexto para os Estados Unidos, que usa (sic) alguns presidentes - não povos -, alguns governos, com o fim de (...) controlar, mas o que querem controlar no fundo? Seus recursos naturais".

      Caracas rompeu relações com Bogotá depois de o governo Uribe denunciar, na quinta-feira passada, perante a OEA, a suposta presença de guerrilheiros colombianos na Venezuela.

Fonte: G1
 

Mano faz primeira convocação já na segunda-feira

Mano iniciará os trabalhos pela Seleção na segunda-feira (Crédito: Tom Dib)
Mano iniciará os trabalhos pela Seleção na 
segunda-feira (Crédito: Tom Dib)

     Novo técnico da Seleção chamará apenas jogadores que atuam no Brasil

     Confirmado neste sábado como novo técnico da Seleção, Mano Menezes será apresentado oficialmente pela CBF na segunda-feira, às 16h, em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na mesma ocasião, o treinador já anunciará os convocados para o amistoso contra os Estados Unidos, no próximo dia 10, em Nova Jersey.

      Segundo afirmou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, à TV Globo, Mano convocará apenas jogadores que atuam no futebol brasileiro para este primeiro amistoso. O dirigente também adiantou que a lista contará com vários jovens jogadores.
 Fonte: Lancenet

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Brasil é o 12º país mais feliz


http://buarque.org.br/wp-content/uploads/2010/07/crian%C3%A7as+felizes1.jpg      Eleito como o 12º país mais feliz do mundo em pesquisa realizada pela revista Forbes, Brasil quer garantir felicidade como questão de estado. Pesquisa revela que a satisfação do passado recente está relacionada às necessidades psicológicas e sociais. Avaliação reforça objetivo da PEC da Felicidade, que busca enfatizar direitos e garantias sociais já previstos na Constituição Federal para obtenção da felicidade.
       Segundo uma pesquisa Gallup feita pela revista Forbes e publicada na semana passada, o Brasil é o 12º país mais feliz do mundo. Um resultado que vem ao encontro de uma proposta de emenda constitucional (PEC) que já tramita no Senado Federal com o objetivo de incluir no artigo 6º da Constituição o “direito à busca da felicidade”. Intitulada PEC da Felicidade, a proposta, idealizada pelo Movimento Mais Feliz, estabelece que a obtenção dos direitos fundamentais, como saúde e educação, são condições essenciais para a busca da felicidade.
       O “Mais Feliz” é um movimento apartidário, não-governamental e não-assistencialista que reúne cinco pilares: conscientizar a população, mobilizar a sociedade, estimular a participação, capacitar multiplicadores e motivar as pessoas a se doarem.

PEC da Felicidade
        A PEC tem dois objetivos. Quando vinculada à obtenção da felicidade, a proposta reforça os direitos e garantias sociais já previstos pela Constituição Federal. Além disso, a ideia insere o Brasil numa discussão atual e moderna, apoiada inclusive pela Organização das Nações Unidas (ONU), de busca de parâmetros menos econômicos e frios de medição do grau de desenvolvimento de uma nação. Em vez dos meros números do Produto Interno Bruto (PIB), esse novo modelo de mensuração busca levar em conta o grau de bem-estar, de satisfação, de felicidade, enfim, da sua população.
       Com a assinatura de 34 senadores dos mais diferentes partidos e regiões do país, a proposta foi protocolada no início deste mês no Senado Federal, seguindo agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que indica um relator para avaliar a constitucionalidade da proposta. 

      Saiba mais sobre o Movimento Mais Feliz e a PEC da Felicidade:http://www.maisfeliz.org/site/

Pesquisa
       Aplicada em 155 países, a pesquisa foi realizada a partir de entrevistas entre os anos de 2005 e 2009 e reunia perguntas onde os entrevistados avaliavam a satisfação geral com suas vidas, além do seu passado recente.
      Após a conclusão do trabalho, os pesquisadores, segundo a revista, perceberam que as respostas, no que diz respeito à satisfação geral, estão relacionadas com a riqueza do país. Porém, no que diz respeito ao passado recente, ela reflete mais a satisfação das necessidades psicológicas e sociais, e não necessariamente o bem estar econômico.
      No Brasil, 58% dos entrevistados disseram ser felizes, 40% contaram ainda batalhar por ela e apenas 2% disseram sofrer. A 'nota geral' ficou em 7,5. O país ficou empatado com o Panamá e logo à frente dos Estados Unidos. Lideram estão

Fonte Gallup/Forbes e Movimento + Feliz