domingo, 11 de julho de 2010

Gilberto Dimenstein: Melhora na qualidade do ensino vai além das salas de aula

http://www.univap.br/escolas_colegios/infantil/fotos/educacao_infantil.jpg       Os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), recém-divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), referentes a 2009, mostram que o desempenho dos estudantes brasileiros tem melhorado, de forma contínua, em todos os níveis, ainda que a um ritmo menor do que o desejável. 

       Para Gilberto Dimenstein, colunista da Folha e da Folha.com, um dos fatores que contribuem para a melhora da educação nas escolas é o envolvimento familiar e comunitário. Com isso, as crianças e adolescentes têm mais estímulo para o aprendizado. 

        "Elas se sentem, talvez, mais seguros para estudar, tem o apoio em casa e consegue desenvolver um melhor desempenho educacional. E aí se mostra como é importante dentro das políticas sociais estimular cada vez mais um papel importante da família na educação", comenta o colunista.

Texto: Uol
Imagem: Google

Entidade faz campanha para reduzir consumo de sal no Brasil

      A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está realizando uma campanha para reduzir o consumo de sal no país. O produto consumido em excesso agrava o estado de saúde dos hipertensos e pode causar complicações, como derrames. De acordo com a entidade, a hipertensão atinge cerca de 30% da população.

      Segundo o diretor de Promoção Social da SBC, Dikran Armaganijan, uma das medidas defendidas pela entidade é a mudança nos rótulos dos alimentos industrializados, que deveriam substituir o termo cloreto de sódio pelo nome popular: sal.

      Uma pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, promovida com pacientes hipertensos atendidos no Hospital Dante Pazzanese, constatou que 93% deles simplesmente desconhecem a diferença entre sal e cloreto de sódio.

      Armaganijan destacou ainda que a quantidade de sódio precisa ser multiplicada por 2,5 para corresponder ao total de sal presente no alimento. Para o médico, essa alteração nos rótulos é importante devido a grande quantidade de sal presente nos alimentos industrializados. “A indústria brasileira mantém uma quantidade excessiva de sal nos alimentos. E nós, brasileiros, não estamos acostumados a ler a composição dos produtos.”

      A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu novas normas para as propagandas dos produtos com grande quantidade de açúcar, sódio e gordura saturada ou trans (gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial). As empresas têm seis meses para apresentar alertas nas propagandas sobre os riscos do consumo excessivo.

      A Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) reagiu à determinação da Anvisa e prometeu questionar a resolução judicialmente. Segundo a entidade, o consumo excessivo de alimentos possivelmente prejudiciais “é muito mais reflexo dos hábitos alimentares da população do que da composição dos produtos industrializados”.

      Além de pressionar a Anvisa sobre a necessidade das mudanças nos rótulos dos alimentos, a SBC vem promovendo várias ações de conscientização. Um exemplo são os dias temáticos de combate à hipertensão, onde os médicos medem a pressão da população em locais públicos e alertam sobre os perigos da pressão alta. “Eu acho que essas comunicações constantes devem alertar a população a se interessar um pouquinho mais”, disse Armaganijan.

Fonte: Uol

sábado, 10 de julho de 2010

Felipão avisa que volta à seleção se a CBF negociar com o Palmeiras, diz jornal

     Atuando como comentarista na África, Luiz Felipe Scolari se apresenta ao Palmeiras na quinta-feira

Atuando como comentarista na África, Luiz Felipe 
Scolari se apresenta ao Palmeiras na quinta-feira      A CBF pretende anunciar o próximo treinador da seleção no fim de julho. Cotado, Luiz Felipe Scolari, segundo o Estado de S. Paulo, comunicou que está disposto a reassumir o posto desde que a entidade negocie sua liberação do Palmeiras, com quem possui contrato até 2012.

     “Terão de negociar com o Palmeiras. Não vou romper meu contrato. Se o clube me liberar, tudo bem”, disse Felipão a amigos, conforme destacou o jornal.

       Até então, o técnico destacava que o time alviverde era prioridade. O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzo, declara que o ideal seria se o técnico se limitasse a trabalhar no clube, mas autorizaria “repartir” Felipão caso a CBF enviasse proposta oficial.

       O alto valor pago pelo Palmeiras para Felipão (R$ 700 mil mensais) não chega a desestimular a CBF, que descarta ter um treinador conciliando funções na seleção e no clube.
       Atuando como comentarista para uma TV sul-africana, Felipão está em Johanesburgo para acompanhar a decisão da Copa do Mundo entre Espanha x Holanda. Na quinta-feira ele será apresentado como novo técnico do Palmeiras.

       A relação fria entre Felipão e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, é colocada como um dos entraves para a volta do treinador à seleção. No entanto, a falta de nomes de peso para o cargo de comandante do time nacional fortalece Felipão.

       Outros nomes em pauta, entre os quais Mano Menezes, Leonardo, Ricardo Gomes e Muricy Ramalho, são vistos como profissionais com pouca experiência internacional à frente de seleções.

       A Copa de 2014 no país requer um técnico capaz de implantar amplo processo de renovação do elenco, frisa Ricardo Teixeira.

Fonte: Uol

São Paulo faz pizza gigante para crianças carentes

       No Dia Mundial da Pizza, a cidade de São Paulo fez uma pizza gigante que, depois de pronta, seria saboreada por 250 crianças carentes. Os números divulgados pela Associação Pizzarias Unidas impressionam: investimentos de R$ 15 mil, 2,30 metros de diâmetro, 35 quilos depois de pronta, 15 quilos de farinha para sua produção, 4 quilos de molho, 4 quilos de tomate fatiado, 15 quilos de mussarela e 200 gramas de manjericão. O objetivo era fazer com que a pizza rendesse 500 pedaços no tamanho padrão . Veja Mais...

 Fonte: Uol

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Inscrições ao Enem 2010 são prorrogadas até dia 16 de julho por causa das chuvas no Nordeste

Reprodução       O MEC (Ministério da Educação) prorrogou as inscrições ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 até as 23h59 do dia 16 de julho. A previsão era de que o período de inscrição terminasse neste sexta-feira (9). As informações são do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pela prova. A inscrição custa R$ 35 e só pode ser realizada pela internet.

       Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o pedido foi feito pelos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Os dois governantes pediram mais prazos por causa das fortes chuvas na região.

Fonte: Uol

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Brasil apresenta oficialmente logotipo da Copa 2014

      Acabou o mistério, e o logotipo da Copa do Mundo de 2014 já é oficialmente do conhecimento de todos. O COL (Comitê Organizador Local) apresentou o desenho, que tem uma clara referência à Taça Fifa, nesta quinta-feira em um evento realizado em Joahannesburgo que marcou o pontapé inicial para a competição. 
http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=301&h=401&src=http://img.terra.com.br/i/2010/07/08/1596961-4317-atm14.jpg

      Inspirado na Taça Fifa, logo do Brasil 2014 tem as cores verde, amarela, branca e vermelha.

Foto: Fifa/Divulgação
Fonte: Terra

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Finlândia: Acesso à Internet passa a ser constituído um direito básico a todos os finlandeses

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDoddJffF010Cv-BCpRGmHQ1gpOmvqlABk20mLirQlhAiqHGFV7rAfTwKZuQj9PAZ4nBJRbptu2YSuqPB8TLsKS_NleM59857bQsxgDTZxMxORa7jBHgQP7gs3-_DP9kuqHYzlY2S-FAc/s400/web-30-6.jpg       Desde o dia 01 deste mês, o acesso à Internet passou a ser um direito adquirido, por lei, aos cidadãos finlandeses. 
 
      Sendo assim, a Filândia passou a ser o primeiro país do mundo a assegurar a conexão gratuida, a uma velocidade mínima de 1 megabit por segundo, obrigando as empresas de telecomunicação do país a oferecer o serviço à população.

      Atualmente, estima-se que 96% da população finlandesa tenha acesso à Internet e o governo espera - até 2015 - conectar toda a população a uma velocidade de 100 megabits por segundo.
 
      De acordo com as declarações de Suvi Linden, Ministra das Comunicações da Finlândia, em entrevista à BBC, o estabelecimento da lei se fez necessária, pois o papel e a função da Internet na vida dos finlandeses nãose restringe apenas ao entretenimento.
 
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1MpmErxQxEPxY96piZQObFjSFMvdGmrVWTCRGydp8SF4gmG6tQ3HOj3ab5sFe3f2MVZy2HVp06bvrIQcBmiXuX8UxLcmiCvaTwDXlm1mGYHK3d-LOYpwnTcJq9iGHH5GhKAYTrPxcuvY/s400/mapa-230x175.gif
 Localização da Finlândia (Europa Setentrional) - Imagem capturada na Internet (Google)

      Iniciativa ótima por parte do governo finlandês, mas a situação sócio-econômica do país é, também, de dar inveja, não? O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) está entre os mais elevados - 0, 959 - que o coloca em 12º lugar no ranking dos países (2009). E tem mais... 99% de sua população é alfabetizada.

      Infelizmente, o mundo é desigual e o acesso a um PC doméstico e/ou aos serviços da Internet é restrito a um número muito reduzido de pessoas.

      Isso é bastante visível no âmbito escolar, quando a maioria dos alunos alega que não possui e que, quando há possibilidade, o acesso se dá por meio de Lan House.

     Será que um dia chegaremos a ter estes serviços gratuitamente em todo o território nacional?

Fonte: PC Magazine com Blog do Marcos alexandre

PARA REFLETIR: 'Desistir nunca'

Quantas vezes nós pensamos em desistir,
deixar de lado, o ideal e os sonhos;
Quantas vezes batemos em retirada,
com o coração amargurado pela injustiça;
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade,
sem ter com quem dividir;
Quantas vezes sentimos solidão,
mesmo cercado de pessoas;


Visite: mensagens, papel de parede, filmes, videos Quantas vezes falamos, sem sermos notados;
Quantas vezes lutamos por uma causa perdida;
Quantas vezes voltamos para casa com
a sensação de derrota;


Quanta vezes aquela lágrima, teima em cair,
justamente na hora em que precisamos
parecer fortes;


Quantas vezes pedimos a Deus
um pouco de força,
um pouco de luz;


E a resposta vem, seja lá como for,
um sorriso, um olhar cúmplice,
Um cartãozinho, um bilhete, um gesto de amor;


E a gente insiste;
Insisti em prosseguir, em acreditar,
em transformar, em dividir,
em estar, em ser;


E Deus insiste em nos abençoar,
em nos mostrar o caminho:


Aquele mais difícil,
mais complicado, mais bonito.
E a gente insiste em seguir,
por que tem uma missão,
Ser Feliz e Fazer as pessoas Felizes !


Fonte: Mensagens e Poemas

terça-feira, 6 de julho de 2010

Climas quentes aumentam tamanho de bico de aves

Aves
 com bicos maiores (tucanos) vivem em habitats mais quentes que aves com
 bicos menores (pinguins)      Se o tucano-toco tivesse evoluído na fria Irlanda, seu enorme bico teria sido muito menor. Pelo menos essa é a conclusão de um grupo de pesquisadores, que afirmam que troca de calor pode ser adicionada a dieta e atração sexual como importantes fatores responsáveis pelo tamanho do bico de aves. 

       No ano passado, Glenn Tattersall, da Universidade Brock, em Ontário, Canadá, descobriu que tucanos-toco perdem até 60% de sua temperatura corporal pelo bico. 

       Agora, Tattersall e Matthew Symonds, da Universidade de Melbourne, Austrália, compararam o tamanho do bico de 214 espécies de aves com as temperaturas mínimas anuais de seus habitats naturais. "De tucanos, a papagaios, a tetrazes, a pinguins, espécies de habitats mais frios têm bicos menores", diz Symonds. 

       Eles isolaram a influência da temperatura ao estudar somente bicos de fêmeas e ao comparar espécies com dietas similares vivendo em climas diferentes. 

       A temperatura explicou 16% da variação no tamanho de bicos. Para gaivotas e pinguins, a temperatura explicou 66% e 43% da variação, respectivamente. O estudo foi publicado no periódico "The American Naturalist". 

Fonte: Folha Online

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A realidade da escola Dom Carlos Coelho


Dias atrás, denunciamos através deste Blog, a situação em que se encontra a Escola Estadual Dom Carlos Coelho. A situação da Escola é tão precária, que uns dos locais de acesso teve que ser isolado, pois não oferece as mínimas condições de tráfego.

Esta mesma Escola, já foi alvo de várias denuncias por meio da imprensa. Inclusive, já chegou a haver revolta dos pais das crianças, que chamaram equipes de TV’s. Mesmo com varias reivindicações dos moradores, a Secretaria de Educação do Estado, se nega a atender a Escolar.

Recentemente, este Blog resolveu procurar a Direção da Escola, a fim de apurar as providencias tomada pela Direção. Chegando ao local, nos deparamos com algo ainda mais assustador, pois a situação interna da escola é ainda pior do que a externa.

Segundo a professora Márcia – Diretora Escolar, foram entregues vários ofícios na Secretaria de Educação. No entanto, até agora nada aconteceu. Ela disse ainda, que as respostas que vem recebendo, é de que a Escola está na “fila de espera”. Por tanto, já está cansada, disse ela. 

A Escola Estadual Dom Carlos Coelho fica localizada na Rua Eugênio Carneiro Monteiro, no Conjunto dos Bancários. Esta, atende em sua maioria, crianças carentes da Comunidade do Timbó.

  Há cerca de quatro anos atrás, a Escola passou por uma reforma. De lá pra cá, nada mais foi feito. Nem mesmo a manutenção, para manter o prédio funcionando.

Entre os problemas, estão: falta de lâmpadas (dentro e fora da escola); pátio cheio de lixo (com muito mato, espinhos e insetos); calçadas danificadas (principalmente a do portão principal, obrigando as crianças a entrarem pelo portão de trás); paredes sujas e cheias de buracos e etc.


Marcos Alexandre

Fim da Era Dunga


http://www.atribunamt.com.br/wp-content/uploads/2009/06/dunga-01-04-09.jpgRepercute muito o fato da Seleção brasileira de futebol ter sido eliminada da Copa da África do Sul. Os torcedores ainda não conseguiram ingerir a derrota. No aeroporto foi à maior confusão, quanto os atletas brasileiro desembarcaram.

Foi engraçado o que comentou um professor, em site de esporte, sobre Dunga e a Seleção: 

“O dunga convocou quase 100 jogadores em 4 anos, só volantes foram mais de cinquenta, e não deu certo. Talvez se ele tivesse convocado o "Hugo Chaves", a Holanda seria detonada antes do jogo !!!!!!!! Para quem está apoiando o Dunga, que tal subir pelado junto com ele no "everest", para fazer uma reflexão?”- comentou e interrogou o professor.

Marcos Alexandre