terça-feira, 8 de março de 2011

Mulher x Conquista


História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Fonte: Superpesquisa

Sem-mandato tem plano de saúde no Congresso

Imagem do Google
O mais delicioso dos privilégios, como se sabe, é o direito de gastar o dinheiro alheio. Quando a verba é pública, não falta quem queira gastá-la como se fosse grátis.
A repórter Eugênia Lopes veicula notícia que ajuda a explicar a má qualidade do SUS: os políticos não precisam do sistema público.
Congressistas e ex-congressistas se autoprotegem. Servem-se de leitos e macas especiais. Coisa extensiva à família. Aqui, os detalhes.
Quanto ao sistema hospitalar que atende à bugrada, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) condiciona a melhoria à obtenção de mais verbas:
"Os recursos têm de vir nem que seja da lua, de Marte, do pré-sal, de onde quer venha. Mas tem que ter recursos crescentes para a saúde".
Como se vê, o grande doente é o Estado.
 Fonte: Blog do Josias de Souza

domingo, 6 de março de 2011

O sucesso de Lula fora da Presidência


Lula tem vasta experiência
em falar para o público
     O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva estreou, nesta quarta-feira, em sua nova atividade profissional:conferencista. Ele realizou uma exposição para executivos da área de telecomunicações, na capital paulista, e já ocupa o primeiro lugar no ranking  dos palestrantes mais bem remunerados do país. O cachê do líder petista é de R$ 200 mil para a participação no circuito nacional de exposições, simpósios e eventos afins.

     Lula participa da 7ª edição do LG Digital Experience, e realizará uma conferência sobre as perspectivas para a economia brasileira para 2011, sob o aspecto macroeconômico. A palestra vai durar cerca de 40 minutos e será restrita a convidados da empresa coreana, de acordo com a assessoria de imprensa da LG. Por este evento, Lula receberá um cachê pela apresentação, mas a companhia não revela o valor. A assessoria do ex-presidente da República confirmou sua presença no evento, mas também preferiu não comentar sobre o os valores acertados com os contratantes. Diretor do futuro Instituto Lula, Paulo Okamoto apenas situou a faixa dos recursos destinados à participação de um “líder global, respeitado em todo o mundo”.

     – Lula é uma figura global, tem muita credibilidade. Ele vai contar sua experiência e trabalhar a autoestima do pessoal – afirmou a jornalistas.

Ainda segundo Okamoto, que acompanha a trajetória do líder sindical desde os anos 70, já existem palestras marcadas no exterior, contratadas por valores mais altos do que o desta quinta-feira.

     – Temos sido procurados por empresas que querem animar os vendedores, se posicionar no mercado e ouvir o que o Lula tem a dizer, como está vendo as coisas. Esse é o papel de um líder, animar as coisas. Lula ajudou os brasileiros e ainda tem muito a contribuir com as causas da paz e da democracia. Ele quer elevar a autoestima do país – disse.

     Após a palestra, o ex-presidente, acompanhado de executivos, circulará pelo show room montado pela LG no Expo Transamérica, na Zona Sul da capital paulista, que reunirá 700 produtos que serão lançados pela companhia no Brasil este ano. A maior atração é um aparelho celular 3D que começará a ser vendido em abril. Após conhecer os produtos, Lula participará de um jantar com clientes da empresa.

Correio do Brasil

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval de Dilma tem forte de esquema de segurança

     Dilma escolheu o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno por ser totalmente privado - não há acesso de turistas, o espaço aéreo é fechado e o mar é monitorado 

http://exame.abril.com.br/assets/pictures/25223/size_590_Destino_de_Dilma_no_Carnaval.jpg?1299278521
Dilma vai se hospedar no hotel de trânsito do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno      

     Natal - Um forte esquema de segurança protege uma ampla área em volta da Barreira do Inferno, onde a presidente Dilma Rousseff descansa neste carnaval. Jornalistas encarregados de acompanhar a presidente alugaram uma lancha para tentar se aproximar do local pelo mar, mas foram barrados por uma embarcação da Marinha a cerca de oito quilômetros de onde está a presidente.

     Eles foram informados que precisariam manter distância de três milhas (5,6 quilômetros) por terra. Por mar, poderiam no máximo ficar meia milha além da corveta que protege o local, a uma distância total de 3,5 milhas (6,5 quilômetros). Dilma passa o carnaval na praia, acompanhada da família, sem compromissos oficiais.

     Fonte: Exame

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Olhe a galinha

Porto de Galinhas - Curiosidades

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGUmzuhU0dE7WkVDKANMlRsdc9aX69h3s_av_xl3BNpTQ-QQEOV5P5UGuwcg
Imagem do Google: Praia de Porto de Galinhas
"Tem galinha nova no porto"

      O nome Porto de Galinhas veio de um código usado por contrabandistas para noticiar a chegada de novos escravos para a venda: "Tem galinha nova no porto". O apelido foi dado aos negros porque eles eram trazidos ilegalmente junto com galinhas de angola, a fim de despistar as autoridades que fiscalizavam o local (a escravatura já havia sido proibida pela Europa).

     Outra marca da África são os baobás, árvores sagradas trazidas daquele continente há cerca de 400 anos e plantadas nas praias.

Fonte: Folhauol

domingo, 6 de fevereiro de 2011

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL

http://www.exclusao.org/seminario2011/gal/02.jpg    O II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EXCLUSÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO acontecerá entre 22 a 25 de março de 2011, e mais uma vez trará à capital paraibana, os principais nomes da área para debater a questão da inclusão social, como premissa para que possamos construir um país mais humano, democrático e solidário. Sem dúvida alguma, as experiências e pesquisas do Brasil e de outras partes do mundo contribuirão para que possamos vislumbrar alternativas de superação da condição de exclusão em que vive boa parte da população mundial.

ATENÇÃO:

AS INSCRIÇÕES COM TRABALHO FORAM PRORROGADAS ATE 15 DE FEVEREIRO. PARA PARTICIPAR DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EXCLUSÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE, conte com os serviços da 24HORAS VIAGENS.
Mais detalhes pelo email: 24hrstur@bol.com.br ou pelos fones (83) 32412949 - 32414565 - 32213114.

Maiores detalhes, acesse o SITE do evento.
Fonte: Site do evento

A quem recorrer?


http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSJesS5hfY5gc25fcyu2fu9uaEGCaW_r0N0yvxLJobPL6IBIO48qz3khh0xiw
Imagem do Google
      Nada mais triste do que alguém depender de político para fazer sua feira no final de mês. O pior, quando alguém não tem certeza de receber e quando chaga o dia de receber, que se dirige ao boca do caixa não encontra nada na sua conta bancária.
      Pois bem, janeiro pode ter sido um excelente mês para alguns. Para outros, um pesadeiro. O fato é que o novo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho decidiu tomar algumas decisões consideradas duras. Essas medidas atingiram de cheio todos aqueles prestadores de serviços do Estado. Alguns nem trabalharam, pois já tinha certa certeza de que não iria receber. Mais aquelas pessoas que tinhas mais de dois anos de serviços, continuaram trabalhando. Resulta: O governo não pagou.
      Por onde se passava nesse final semana era chororô geral. Este Blog tomou conhecimento de que teve gente que foi até hospitalizada. O fato é que tem gente que tem mais de dez anos, e aí o governo deveria ter pagado e também não pagou.
      Foi uma medida tão dura que tem repartição que quase não tem ninguém para atender ao público. É o caso do PROCON Estadual.
     Pedir ao governo que coloque as coisas em ordem o mais rápido possível, pois a população precisa de atendimento. Quanto aos prestadores de serviços, que reveja o caso, pois muitos pais de famílias, ficarão sem suas feiras neste mês. Tomara que não!  

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Educadores intérpretes de Libras serão capacitados pela PMJP

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/imagens/deficientesauditivosdaescolazumiradosnovaisedelgadosite002.jpg      A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) realiza nesta terça (01) e quarta-feira (02) uma capacitação para profissionais de educação que atendem portadores de necessidades especiais. A atividade acontece no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro) da avenida Beira Rio, nos turnos manhã e tarde, sendo destinada especificamente aos intérpretes, instrutores de libras e também aos professores de letras que trabalham a Língua portuguesa como segunda língua para o aluno surdo.

      A capacitação para os intérpretes tem por foco o Código de Ética que orienta o profissional em sua área de atuação. A programação prevê ainda o estudo sobre os modelos de tradução e interpretação, além da valorização desses profissionais dentro do processo da inclusão. Já com os instrutores e professores de Português serão trabalhadas a produção de textos e a literatura surda. 

      As ministrantes das oficinas serão as professoras Sandra Diniz, Rosângela Melo e Josimere Araújo e a capacitação é de responsabilidade da Assessoria Pedagógica de Educação Especial.

Fonte: Site da PMJP

domingo, 16 de janeiro de 2011

Blog da cidadania

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaqGMyWlpcVocLPXoTAu4sNSv7S-WWKlUYG45J4PaqIxkuUXEvE7cbeaXuVaWmbK9-1mjAIEMm6MvWtkKulbhb70h2DTCb46XKEFcqGidH18jX9-38ZL-C8r_sR4hZEtVAZ4OI1X_xL97B/s840-r/B3.jpg
      Acesse o Blog da ONG - Comunidade em Ação e conheça o belo trabalho que é feito através de vários voluntários. Ajude a equipe a divulgar esse trabalho. Afinal, temos que valorizar e dá visibilidade aquilo que é belo e faz bem. É disso que precisamos! É disso que a sociedade sonha, por dias melhores. Faça sua parte!.

Acesse: http://www.ongcomunidadeacao.blogspot.com/
Twitter: www.twitter.com/EsportCidadania.

Por Marcos Alexandre

O Lado de Lá - Angola, Congo, Benin

Agenda Cultural  - De 20/11/2010 até 09/01/2011

http://downloads.passeiweb.com/imagens/newsite/arte_cultura/pinacoteca_congo.jpg      A Pinacoteca do Estado de São Paulo está apresentando a exposição O Lado de Lá - Angola, Congo, Benin, com cerca de 30 imagens, PB, do fotógrafo Ricardo Teles (Porto Alegre, RS,1936). As imagens foram realizadas entre 2005 e 2010 em diversos locais da África e revelam cenas da vida cotidiana, celebrações que unem arte e religiosidades, retratos de pessoas e de monumentos históricos, como o Portal do Não Retorno, erguido na década de 1990, na República do Benin, em memória dos escravos que partiram em direção ao Brasil. “Com morfologia semelhante a do Arco do Triunfo de Paris (mas com carga simbólica oposta) o Portal era a última etapa antes do embarque definitivo nos navios negreiros”, afirma Diógenes Moura, curador da mostra.

      Ricardo Telles afirma que O Lado de Lá tem como foco reencontrar o conhecimento no Brasil sobre a África através de um ensaio fotográfico que retrata o cotidiano dos países de origem das populações afro-brasileiras, especialmente em pontos marcantes da África ligadas a nossa história: Angola, Congo e Benin. É uma viagem ao passado que nos une no presente. A intenção é mostrar como andam hoje estas distintas culturas do lado de lá do Atlântico, e a troca, influência que o Brasil exerce além do passado e na atualidade destes locais.

      Ricardo Telles (Porto Alegre, RS,1966). Desde de 1994 trabalha na cidade de São Paulo nas áreas de documentação e fotojornalismo, com publicações periódicas em diversos jornais e revistas nacionais e estrangeiros, editoriais e institucionais. Foi fotógrafo independente para o grupo Estado (Agência Estado e os jornais O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde) entre 1994 e 2000. No mesmo período, colaborou com várias publicações como as revistas Terra, Época e Caras, entre outras. Atualmente, além de dar continuidade a projetos autorais, realiza trabalhos institucionais e corporativos com destaque a documentação da indústria brasileira. É colaborador da agência de fotografia FOCUS de Hamburgo, Alemanha, e sócio fundador da associação Arcapress de fotógrafos documentais brasileiros.

      É autor dos livros Saga - Retrato das Colônias Alemãs no Brasil (editora Terra Virgem, 1997) e Terras de Preto – Mocambos, Quilombos - Histórias de nove comunidades negras rurais do Brasil (editora A Books, 2002). O primeiro título recebeu o Premio Martius Staden oferecido pela Fundação Martius Staden, devido a sua relevância cultural e ao fomento nos laços culturais entre o Brasil e Alemanha (1999) e o segundo foi vencedor do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, com ensaio publicado na revista Carta Capital, intitulado "Os dois Brasis" (2003). Tem obras nas coleções Pirelli/MASP e no Museu de Arte Moderna de São Paulo.


Fonte: PasseiWeb

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sine-JP oferece novas vagas de trabalho para jovem aprendiz

      O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) inicia a semana com 34 novas vagas de trabalho. Há oportunidades, inclusive, para quem não tem qualquer experiência ainda no mercado de trabalho. Estão sendo oferecidas, por exemplo, oito vagas para jovem aprendiz, com idade entre 18 e 22 anos, com Ensino Médio completo.

    Há, ainda, duas vagas para estágio. Uma delas é destinada à função de assistente administrativo, que requisita candidatos do sexo masculino com Ensino Superior incompleto. A outra é para operador de sistemas de informática, também para profissionais do sexo masculino, com Ensino Médio completo.

     Interessados devem procurar o Sine-JP, na rua Cardoso Vieira, 85, bairro do Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e o PIS.

     Confira abaixo a relação completa das vagas...

Paraiba1