terça-feira, 12 de outubro de 2010

Bonito tem o maior aquário natural de água doce do Brasil, além de grutas, cachoeiras e trilhas

      Rios de águas límpidas repletos de peixes multicoloridos, enormes cachoeiras, grutas, paredões rochosos e mata atlântica são apenas alguns dos encantos de Bonito. Localizada na região da Serra da Bodoquena, a menos de 3 horas de Campo Grande, a pequena cidade sul-mato-grossense oferece inúmeras opções de esportes radicais aos seus visitantes, por isso, prepare-se, por lá só não vale ficar parado.

      Devido a inúmeros acidentes geológicos, a região ao redor de Bonito tem uma grande concentração de calcário no solo, motivo da supertransparência da água dos rios, as principais atrações turísticas da cidade. As atividades mais cobiçadas por quem visita o local são o mergulho em cavernas com observação da fauna subaquática e a flutuação. Usando roupa especial de neoprene, máscara e snorkel, o visitante se joga em rios como o Da Prata e o Formoso e deixa-se levar por águas calmas e cristalinas, observando peixes nadarem tranqüilamente abaixo de seu corpo.

      Em terra, o destaque fica por conta das escaladas. O Abismo Anhumas, por exemplo, atrai os aventureiros mais corajosos, que descem 72 metros de rapel. As trilhas também fazem sucesso entre os turistas. Quase sempre em mata ciliar, proporcionam a observação de animais silvestres.

      Outro passeio que faz sucesso entre os turistas é a visita às grutas ou cavernas de Bonito. Porém, fique atento, nesse caso é preciso mais do que vontade de conhecer, já que experiência e equipamento adequado são obrigatórios, por isso se informe em agências de turismo locais antes de tentar se aventurar.

      Turismo Sustentável, um exemplo para todos

      Bonito é um dos grandes destaques no cenário turístico nacional, especialmente quando o assunto é natureza. Desde meados da década de 90, quando adotou um sistema que conseguiu equilibrar visitas e conservação do meio ambiente, a cidade virou um exemplo de turismo sustentável. Por lá, a comunidade se envolve em todos os serviços oferecidos buscando a harmonia na utilização dos recursos naturais, e os turistas são obrigados por lei a pagar taxa de visita e contratar um guia credenciado para passear pelas atrações turísticas locais. Tudo visando a preservação.

      Além das belezas naturais ao seu redor, a cidade conta com uma boa infra-estrutura com hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos, além de boas opções de restaurantes.

     O período das chuvas, entre os meses de dezembro e março, é considerado o ideal para uma viagem a Bonito. A temporada, marcada pela abundância de água, eleva o nível dos rios e apresenta cachoeiras caudalosas como nunca. Além disso, a vegetação, ainda mais verde, atrai animais silvestres em busca de alimento, tornando as atrações locais ainda mais atraentes para quem curte natureza. Já entre maio e agosto, os campos ficam mais secos, causando queimadas e afastando a fauna.

     É prudente checar na Anvisa (www.anvisa.gov.br) a necessidade de vacinação contra a febre amarela para visitar o local.

    Fonte: Uol

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Marina Silva chora ao lembrar o dia em que deixou o seringal no Acre

http://www.giropb.com/noticias/meio_11102010101510.jpg
      Terceira colocada na disputa presidencial, a senadora Marina Silva (PV-AC), se tornou o centro das atenções do país porque uma decisão dela em relação aos candidatos que disputam o segundo turno é capaz de influir no destino eleitoral de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

     Após 16 anos morando em Brasília, a senadora abriu pela primeira vez as portas do apartamento funcional onde vive com a família para atender a um pedido de entrevista. O Terra presenciou-a lendo a Bíblia, arrumando gavetas, vasculhando estantes com livros e ouvindo o marido Fábio Vaz fazer a leitura de revistas e jornais.


       Marina Silva não conseguiu conter a emoção e o choro ao lembrar dos ensinamentos da avó no Seringal Bagaço, no Acre, de onde saiu apenas com um saco de pano nas costas e poucas mudas de roupas dentro, para começar a sua trajetória como empregada doméstica em Rio Brnco, a capital do Acre. Após controlar o choro, a ex-seringueira assinalou que "a inteligência não pode ser desperdiçada em maquinar o mal, ainda que ele esteja presente e faça parte de nossa natureza".


       "Eu fui fazendo escolhas aparentemente impossíveis. Você me pegou de surpresa ao fazer me lembrar disso e agora eu respondo: valeu a pena ter deixado aquela família, sem conseguir olhar para trás, adiando o choro dentro do ônibus até que ficasse escuro para que eu pudesse chorar e ninguém me visse chorando. Tudo valeu a pena porque hoje eu posso sorrir e dizer que aquelas lágrimas semearem muita esperança para mim, para minha família e para os ideais que eu acredito", acrescentou.


        No momento da entrevista, Marina Silva estava particularmente saudosa de um pequeno tabuleiro com milhares de sementes da Amazônia, principalmente de açaí, mulungu e jarina, que usa para confeccionar as bijuterias que adornam seu corpo franzino mundo afora. Ela desenha cada "biojóia" e depois as executa num ateliê improvisado, que não permitiu fosse fotografado sob a alegação de que "está muito abandonado por causa da campanha".


       Mas mesmo quando tenta voltar à rotina caseira e descansar dos estafantes meses de campanha, ela continua a refletir sobre a surpreendente virada política que a deixou com quase 20 milhões de votos no final do primeiro turno. "Agora é o momento de fazer uma espécie de desaceleração e de criar um espaço de reflexão, de conversas, de escutar e também de me escutar. O desafio é não sofrer de ansiedade tóxica, de querer puxar pra si, como se tudo isso pudesse se privatizado ou particularizado. O desafio é ver tudo isso que aconteceu como algo grandioso, que precisa ser investido, trabalhado, para que, de fato, esse embrião possa se estabelecer como uma terceira via", afirmou.


       Leia a entrevista, gravada enquanto a menina do Seringal Bagaço ajustava colares usados durante a campanha eleitoral:

Do Terra 

domingo, 10 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010: Confira votação de candidatos paraibanos em cada município

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu site na internet o votos conseguidos, em cada município paraibano, pelos candidatos que disputaram o 1º turno das eleições gerais 2010.

       A partir das estatísticas divulgadas, é possível ver como foi o desempenho dos candidatos em cada cidade, tanto no caso dos que foram eleitos, quanto os que não foram eleitos.

         Para conferir, clique aqui.

        Para ver os dados, basta escolher a Paraíba na lista de Estados disponíveis e depois escolher o cargo ao qual o candidato que você quer saber concorreu. Estas opções estão na parte central da página.
Marcos Alexandre com Paraiba1

Deu no Tribuna do Cariri: Cariri Paraibano é tema de monografia na UVA

       O Semiárido do Cariri Paraibano foi tema de monografia na UVA – Universidade Estadual Vale do Acaraú, Unidade João Pessoa. O trabalho acadêmico foi apresentado por Rivaldo de Oliveira Sá, concluinte do curso de Licenciatura Específica em Geografia.

     A monografia, que recebeu nota 10 da Banca Examinadora e foi apresentada em sala de aula, enfoca um estudo de caso sobre o trabalho de organização comunitária e desenvolvimento sustentável na região do Cariri, exemplificando resultados nos municípios de Monteiro e Cabaceiras.

     Rivaldo de Oliveira Sá é Técnico em Edificações e servidor da Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba.

      Parabéns amigo Rivaldo! O Blog do Marcos Alexandre também faz questão de homenagear todos os amigos e amigas que lutam por uma educação de qualidade e uma sociedade justa. Em breve, os TCC's de toda turma concluinte (geografia), estarão disponíveis em nosso Blog.

Marcos Alexandre com Tribuna do Cariri 

Desculpa aos leitores e seguidores


    Quero pedir desculpa a todos os leitores e seguidores do Blog do Marcos Alexandre, pelo fato da não atualização do Blog nos últimos dias.

    O fato da não atualização do Blog deve-se a fato de que; esse seguinatário foi designado para cumprir algumas missões. No entanto, reafirmo o compromisso de manter esse Blog sempre atualizado, tendo em vista que esse Blog exerce um grande papel social, um vez em que, o Blog sempre se preocupa em levar as boas  informações, atualizadas e em tempo real.

Marcos Alexandre