sexta-feira, 4 de junho de 2010

Lula sanciona Ficha Limpa; Judiciário irá decidir sobre aplicação nas próximas eleições

      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto do Ficha Limpa sem vetos, nesta sexta-feira (4). A notícia foi confirmada pela Casa Civil da Presidência da República, no início da noite.




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIExmmY0wZvwds5ihNOFsRpKV-0rJZ0B-i8fc32kNDKcabZDKmvv0VP2vghmW7iu6tDAmJ8ahzmcU41CWw__IRyBAFgBOIFHm43BmGp8F7NuZP_OLApw1O7cia6umOHWOFCC6iPwB8qZc/s320/LULA+ASSINANDO.jpgA nova lei, que será publicada amanhã no "Diário Oficial", impede a candidatura de políticos condenados por um colegiado (mais de um juiz), mas ainda gera uma dúvida: se valerá ou não para candidatos condenados antes da lei ser sancionada.
     Segundo o presidente da Abrampe (Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais) e integrante do comitê nacional MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), o juiz Marlon Reis, o terceiro artigo da lei explica que ela pode ser aplicada a políticos já condenados.
     “Nunca tivemos dúvida de que a lei, se aprovada, com base no artigo 3º do projeto Ficha Limpa, possa ser aplicada para casos anteriores”, diz Reis.
     Pelo artigo 3º do projeto Ficha Limpa, os candidatos já julgados e condenados à inelegibilidade que queiram se candidatar novamente têm 15 dias para entrar com recurso e tentar revogar a situação.
     “Os condenados pela Justiça têm esse prazo [15 dias] para entrar com recurso. No projeto, o artigo 3º oferece o mesmo prazo para candidatos condenados, antes da lei, que queiram disputar eleições novamente. Sendo assim, esse artigo só tem sentido se a lei contemplar políticos já condenados”, explica Reis.
     Neste sábado (5), o MCCE vai esclarecer as dúvidas dos internautas sobre a aplicação do projeto, no site oficial do movimento, a partir das 15h.

Mudanças com a nova lei
      A lei permite vetar candidaturas de políticos com condenação na Justiça, nos julgamentos em instâncias colegiadas (decisão de mais de um juiz) e amplia de 3 para 8 anos a inegibilidade.
     Serão contempladas pela lei as condenações por crimes dolosos (onde há a intenção, e com penas acima de dois anos), atos de improbidade administrativa, abuso de poder político e crimes eleitorais que resultem em pena de prisão.
     Além disso, pelo Ficha Limpa, ficam inelegíveis por 8 anos os políticos condenados, em decisão transitada em julgado, por crimes graves, os que tenham sido excluídos do exercício da profissão por algum crime grave ético-profissional e os que renunciarem a seus mandatos para evitar processo por quebra de decoro.
     A dúvida agora é saber se a lei vale já para as eleições de outubro. Para isso, a lei deveria ser sancionada até o dia 8 de junho, antes das convenções partidárias que começam no próximo final de semana para definir as candidaturas oficiais. Mas para alguns juristas, mudanças na lei eleitoral não devem ser feitas em ano de eleição. A decisão agora está nas mãos do Judiciário.
Fonte: UOL

Defensores públicos ajuizam ação com 109 acusações contra Maranhão

http://www.matracas.com.br/images/maranhao_4.jpg     A greve dos defensores públicos da Paraíba já dura mais de nove meses e agora entrou em outro capítulo. A categoria, que não tinha realizado manifestações e nem pressionado o governo pela resolução do impasse, decidiu entrar na Justiça contra o governador José Maranhão (PMDB) e impetrou uma Ação por Descumprimento de Preceito Legal no Supremo Tribunal Federal.

     A peça jurídica elenca 109 acusações contra Maranhão e sugere a decretação da inelegibilidade do governador por improbidade administrativa. Protocolada no STF, a ação estaria no gabinete do procurador-geral da República.
ParlamentoPB 

Jornalista argentino ouviu o que não queria ouvir


     Um jornalista argentino empunhou um microfone para contestar o futebol do time verde-amarelo. O argentino classificou o futebol do time brasileiro de “feio”. Talvez o jornalista não tenha lembrado que estava diante de Kaká que logo subir a voz e interrompendo a pergunta do jornalista e cuidou de defender o futebol canarinho.

      “Ganhamos de 3 a 1 da Argentina em Rosário. Não acho que foi um futebol feio. Para mim foi espetáculo.”- respondeu Kaká ao jornalista.

     Somos brasileiro amigo!. Os argentinos quem se cuidem no que vão fazer.

Marcos Alexandre

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Convênio da PMJP com a CEF permite construir 1.240 novas casas


 
     O prefeito Luciano Agra assinou nesta quarta-feira(02), no Paço Municipal, mais um convênio entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, Caixa Econômica Federal (CEF) e a iniciativa privada para a construção de 1.240 novas unidades habitacionais dentro do programa "Minha Casa, Minha Vida". O novo conjunto habitacional vai ser construído no bairro Colinas do Sul e beneficiará 4 mil pessoas. O investimento é da ordem de R$ 50,8 milhões.
 
Fonte: Giropb

Pulseiras do sexo estão proibidas na Paraíba


     Foi publicado no Diário oficial do Estado a Lei 9.135 / 2010, de autoria do deputado Nivaldo Manoel (PMDB), proibindo a venda das pulseiras do sexo em toda a Paraíba, mesmo assim estabelecimentos comerciais continuam vendendo os adereços.
     A Lei determina a proibição do uso das pulseiras de silicone nas escolas do estado e proíbe a venda dos adereços aos menores de 18 anos, os comerciantes que venderem as pulseiras a crianças e adolescentes poderão ser multados em 1.500.00 ( mil e quinhentos Reais) e ter a inscrição estadual cassada.
     Em vigor desde 28 de maio, comerciantes da Capital desconhecem a Lei e continuam vendendo as pulseiras de silicone, mesmo com a recomendação do Ministério Publico, através da Procuradoria da Infância e Juventude, indicando a proibição do uso em escolas e venda a menores.
     
Veja os significados das pulseiras:

Amarela: abraçar
Rosa: mostrar o peito
Laranja: morder com carinho
Roxo: Beijar com a língua
Vermelha: fazer dança erótica
Verde: chupar o pescoço
Branca: a menina decide
Azul: a menina faz sexo oral
Rosa-claro: o menino faz sexo oral
Preta: fazer sexo oral
Dourada: todos os itens acima.

    Fonte: Afonte

O presidenciável José Serra estará na Paraíba nesta sexta

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuLoAUxkKwRURhEM_htBl79yPH_ShdDUVcAxdsw6ZckrRMTZRSVWZvXjD81LHfwb8etks8eyX3SR_9QSgeC8QDlU1e0zLN_1-tYBNIGZKYy0Yt0O5f-LmZSzKycKG6t2_Ceah0850cTnKZ/s1600/rossoni+recepcionando+serra+no+aeroporto.jpg     O pré-candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), será o primeiro presidenciável a visitar a Paraíba. O ex-governador de São Paulo e ex-ministro José Serra confirmou que estará na sexta-feira (4) em Campina Grande e João Pessoa, para atividades de corpo com os eleitores. Na Paraíba José Serra contará com o apoio dos dois pré-candididatos ao Senado na chapa das oposições o companheiro de partido Cássio Cunha Lima (PSDB) e o atual senador Efraim Morais (DEM). Na última pesquisa Ibope/TV Paraíba, a ministra Dilma Rousseff obteve 54% das intenções e Serra 29%, o que demonstra a necessidade de fortalecimento na Paraíba.

     Veja programação completa do presidenciável na PB

12h00 - chegada no aeroporto de campina grande (jatinho)

13h00 - entrevistas na Rede Paraíba Sat (101FM)

15h00 - passeio no calçadão da rua Cardoso Vieira
16h00 - passeio no shopping Boulevard
17h00 - coletiva no aeroporto de campina grande
17h30 - embarque no aeroporto de campina grande rumo a joão pessoa
18h00 - chegada aeroporto João Pessoa
18h30 - entrevistas em emissoras de TV
19h30 - passeio no Shopping Manaíra
20h30 - entrevistas em emissoras de TV
22h00 - embarque no aeroporto de João Pessoa rumo a São Paulo

     A assessoria informou que podem ocorrer alterações nos locais e horários a serem visitados.
Fonte: Paraiba1 com o Blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Meio milhão de docentes dá aulas sem formação ideal

     Censo escolar divulgado pelo Inep considera apenas a inadequação dos professores que já possuem diploma de curso superior

     Meio milhão de professores da educação básica ensina, nas salas de aulas da rede pública brasileira, disciplinas sobre as quais não aprenderam durante o curso superior. Nos mais variados colégios brasileiros, profissionais formados em matemática dão aulas de física e professores de educação física dão aulas de biologia, por exemplo. Eles representam quase um quarto dos 1.977.978 educadores dessa etapa.
     Dados do Censo Escolar 2009 tabulados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que pouco mais da metade (53,3%) dos professores que atuam no ensino médio na rede pública têm formação compatível com a disciplina que lecionam. O total é de 366.757. Nas séries finais do ensino fundamental, etapa na qual as matérias começam a ser dadas por professores de áreas específicas, a proporção é ainda menor: 46,7% de 617.571 docentes.
     O levantamento feito pelo Inep considerou apenas a inadequação dos professores que já possuem diploma de curso superior. A quantidade de docentes que atua nos colégios brasileiros sem ter freqüentado uma universidade também é grande: 152 mil, como divulgou o iG. Os números revelam que a maior distorção está na área de exatas, na qual os profissionais formados nos cursos de licenciatura do País são insuficientes para suprir a demanda.
     Segundo o censo, nas séries finais do ensino fundamental, apenas 5% dos professores de física têm licenciatura na área. Em química, apenas 10,4% dos docentes têm formação adequada. Em biologia, 16,4%. Mesmo em língua portuguesa, a disciplina dessa fase que mais possui professores com formação adequada para o ensino da matéria, os qualificados não passam de 65% do quadro de profissionais da área.
     No ensino médio, as áreas que “lideram” as estatísticas da inadequação entre diploma universitário e matéria dada em sala de aula são um pouco diferentes do fundamental. Além da física, em que apenas 25,1% dos docentes que lecionam a disciplina têm formação na área, em química, 28% dos profissionais dão aulas sem qualificação adequada. Faltam também professores especialistas de língua estrangeira e de educação artística, por exemplo.
 

Fonte: IG

Alunos protestam em universidade no Recife

     Estudantes da Unicap usam roupa de praia para reclamar do calor e reivindicar ar-condicionado nas salas de aula

     Alunos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife, fizeram um protesto inusitado nesta quarta-feira. Em trajes de banho, percorreram as dependências da instituição para reclamar do calor e reivindicar ar-condicionado nas salas de aula. O protesto pacífico foi acompanhado pelo pró-reitor comunitário Fernando Guimarães. 

Fonte: IG

Estado de saúde do suplente Djanilson da Fonseca é considerado “grave”

http://www.clickpb.com.br/artigos/sendtmp/2009/20091019035240/djanilson2_grande.jpg      A assessoria do Hospital da Unimed divulgou o boletim médico do suplente de vereador, Djanilson da Fonseca (PRP), que na manhã de hoje(2) sofreu um infarto e continua internado com “insuficiência cardíaca”.

      A informação prestada pela Unimed revela que o estado de saúde de Djanilson da Fonseca, que continua na Unidade coronariana da Unimed, é considerado “grave”. Djanilson realizou nesta manhã um cateterismo para desobstruir a artéria coronária descendente anterior, que provocou teria provocado o infarto.


      As informações dão conta de que Djanilson passou mau após realizar caminhada, como era de costume todas as manhãs. Ao chegar em casa, ele já não se sentia tão bem. Logo, foi levado para o hopital da Unimed, onde permanece em estado de observação. 

     Djanilson nasceu em João Pessoa, reside no conjunto dos Bancários, tem 45 anos, é suplente de vereador na cidade de João Pessoa e funcionário da Caixa Econômica Federal.

     Torcemos para que a recuperação aconteça da melhor forma possível.

Fonte: Clickpb com o Blog

terça-feira, 1 de junho de 2010

Figura mitológica de Padre Cícero ajuda a entender Lula

Pela Colunista Mona Dorf

     Danilo Santos de Miranda, diretor do Departamento Regional do SESC-SP, recomenda um livro para entender o Brasil e o nosso presidente:Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão do escritor Lira Neto. O autor já escreveu a biografia de Maysa e do escritor José de Alencar com a qual ganhou o Prêmio Jabuti 2009, categoria Melhor Biografia.

     Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão é a mesma recomendação do ex-secretário de Cultura João Sayad – que assume a presidência da Fundação Padre Anchieta-; ele indica também os livros do português Miguel Sousa Tavares.

Fonte: IG  

Novo dirigente do Flamengo, Zico quer CT pronto até janeiro

      Ex-jogador esteve na Gávea nesta terça-feira para assumir o cargo de diretor executivo do clube onde jogou 
zico flamengo patricia amorim
     Em meio a um clima de euforia, com presença de sócios, dirigentes, ex-dirigentes e companheiros da época de jogador, como Júnior e Andrade, o novo diretor executivo do Flamengo, e maior ídolo da história do clube, foi apresentado no salão nobre da Gávea. Zico, porém, não espera condescendência pelo seu retrospecto como jogador. Quer ser avaliado, e criticado, pela atuação como dirigente. A sua prioridade é dar ao Flamengo, até janeiro, um local adequado para treinamentos. Hoje, a equipe profissional se divide entre a Gávea e o precário CT em Vargem Grande, o Ninho do Urubu.
     Antes de começar a coletiva, Zico fez uma homenagem ao funcionário Ayer Andrade, que completou nesta terça 50 anos de Flamengo, enquanto a presidente Patrícia Amorim lembrou que a data marca também os 30 anos do primeiro título brasileiro do clube. Referindo-se ao novo executivo do futebol da Gávea como o “nosso Zico”, ela prometeu todo o respaldo e pediu união em torno do ídolo para que o trabalho seja bem executado. Ele reafirmou que não será remunerado pelo clube e que tem capacidade para atrair investidores.
    
     “De coração eu nunca saí aqui do Flamengo. Quando ainda era jogador, comprei o meu título de sócio proprietário para não perder essa ligação. Foram 20 anos dedicados ao clube, depois viajei pelo mundo, conheci outras culturas, outras formas de trabalhar, e no Brasil o único lugar onde eu poderia atuar é o Flamengo, não há como ser outro lugar”, disse.

Fonte: IG