domingo, 28 de novembro de 2010

Cristo Redentor tem missa pelos conflitos no Alemão

    Celebração aconteceu por volta das 12h deste domingo (28). Centenas de pessoas se uniram com as mãos levantadas para pedir paz. 

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/11/28/cristo.jpg 

      O Cristo Redentor, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, foi cenário de uma missa para pedir paz na cidade, por volta das 12h deste domingo (28). Comandada pelo padre Omar Raposo, a celebração atraiu centenas de pessoas, entre cariocas e turistas.

    Num dos momentos mais emocionantes da missa, uma multidão se reuniu de mãos levantadas em direção à Zona Norte, onde fica o Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, local em que a política realiza uma megaoperação contra o tráfico.

Fonte: G1

sábado, 20 de novembro de 2010

Falta formação superior a 41% dos docentes paraibanos

      A falta de formação acadêmica dos professores do ensino básico pode ser um dos principais motivos para os baixos desempenhos registrados pela educação básica na Paraíba ao longo dos anos. Esta foi a conclusão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelado no estudo ‘A Paraíba no conceito nacional, regional e interno’, divulgado ontem. Segundo levantamento realizado pelos pesquisadores junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, apenas 59% dos professores do ensino básico possuem formação superior.

      O dado é referente a 2009 e implica dizer que 41% dos professores do ensino básico não entraram na universidade ou não chegaram a concluir o curso superior. Para o Ipea, o déficit na formação de docentes pode estar diretamente ligado ao desempenho da Paraíba no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade de ensino nas escolas. Em 2009, a Paraíba foi um dos seis Estados a registrar o índice abaixo de quatro, em todas as etapas do ensino básico.


      Nas séries iniciais do ensino fundamental a nota do Ideb na Paraíba foi 3,9 e nas séries finais a nota foi 3,2. Enquanto isto, em Estados como Minas Gerais e São Paulo, que possuem mais de 75% de seus professores com formação superior, a nota é maior que cinco. “Esses resultados sugerem que o Ideb é maior justamente nos Estados que têm os docentes mais bem formados”, concluíram os pesquisadores do Ipea no estudo divulgado ontem.


     O professor Manoel Brasileiro faz parte da parcela de docentes que possuem nível superior. Ele leciona no Liceu Paraibano, em João Pessoa, e também acredita que a formação dos professores está diretamente ligada à qualidade do ensino. “É importante o professor não só concluir o curso de licenciatura, mas dar continuidade aos estudos, participar de capacitações e especializações”, opinou. “Um professor que não tem formação acadêmica vai ter deficiências tanto no que diz respeito à didática em sala de aula, quanto nos conhecimentos científicos. Isto prejudica diretamente a qualidade do ensino”, acredita.


       O vice-diretor do Liceu Paraibano, Manoel Geraldo, afirmou que na unidade educacional não existem problemas com relação à formação dos professores e acredita que as dificuldades são mais frequentes no interior do Estado. “No interior você encontra muitos professores que não fizeram curso superior e também professores que têm formação em determinada área, mas estão lecionando outras disciplinas. Mesmo com a interiorização das universidades isto ainda acontece muito. Acredito que o principal motivo é que muita gente leva a educação como um bico, como um segundo emprego para complementar a renda, porque a profissão é muito mal remunerada”, afirmou.


     A gerente de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação, Vera Lins, informou que é desenvolvido no Estado o Programa Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica. Segundo Vera, a formação para os professores que ainda não possuem ensino superior é oferecida pela Universidade Federal da Paraíba, pela Universidade Federal de Campina Grande, pela Universidade Estadual da Paraíba e pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. “Oferecemos tanto formação superior quanto capacitações para a formação continuada”, salientou. 

Fonte: Paraíba1 

Prefeito Luciano Agra anuncia novo sistema de transporte para JP

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrIaa0M9ZMjqP7et1VCOh0RELe7Mrt7J6JGFodsh6HKbg0kvdb_4593ZvCZlEpWcLEl-Bqk-XC3VUOqwDK-0DlibvEyDVT3BVTPE0_XtJxD1K-aI_D_Vi2jo0igsmoytBzV0nz1bCJNeJC/s400/agra.jpg      O prefeito de João Pessoa Luciano Agra (PSB) anunciou, na manhã deste sábado (20), em entrevista ao programa radiofônico "Linha Direta" da Rádio 100.5 a FM Líder, que a sua administração vem estudando a implantação de um sistema de transporte público em João Pessoa, que visa melhorar o trânsito da cidade.

     Segundo Luciano Agra, a cidade de João Pessoa ainda não comporta um metrô, que é um tipo de transporte muito caro. “A solução, no nosso caso, deve ser um sistema intermediário”, afirma o prefeito Luciano.

    A solução seria o BRT (Bus Rapid Transport), um sistema de transporte eficiente e confortável, com características de desempenho e comodidade equivalentes aos modernos transportes sobre trilhos.

     Criado em Curitiba (PR), em 1974, o BRT é um sistema de transporte de ônibus, que circula em uma rede de canaletas exclusivas com atributos especiais, como múltiplas posições de paradas nas estações, embarque em nível, veículo articulado e com múltiplas portas, pagamento e controle fora do ônibus, bons espaços nas estações e sistema de informações aos usuários.

Texto: Do SóPB
Foto: Informe Itaporanga 

domingo, 14 de novembro de 2010

Os amigos da Geografia

     É com muita honra que esse Blog abre seus espaços para publicação das noticias das turmas 100/101 de geografia.

    A principio devo dizer que não é fácil passar quase quatro anos dentro de uma universidade. Cada um com seus compromissos, problemas, enfim, particularidades de cada um.

    Para alguns a formação encerra neste estagio, pois é preciso apenas esse grau. Para outros, a batalha está apenas começando, o que acredito representar o pensamento da maioria.

    A caminhada foi bastante cansativa. Quantas vezes num vi gente parar para contar os dias para o termino do curso? Ora, comigo não foi diferente.

    Quero no entanto, contar uma particularidade. Quero me reservar a não revelar o nome da figura, mas ouvi de um professor de bastante gabarito, a seguinte frase: "Aquela turma foi a mais animada que já passei durante esses tempos. Ou turma boa!" Se referindo as turmas 100/101 de geografia da UVA/UNAVIDA, que se uniram em uma só "família".  
  
    No dia 25 de setembro foram feitas as apresentações dos TCC’s. Fiquei admirado com os níveis das apresentações. Cada trabalho melhor do que o outro. O fato é que além da turma ser brincalhona, é acima de tudo competente. É por isso que todos os professores que passaram por ela se apaixonava. 
    Enquanto estudante pude perceber algo distinto daquilo que alguns falam ou falavam da UVA/UNAVIDA. Ao contrário, essas instituições de ensino formam excelentes profissionais. São profissionais capazes de competir com quaisquer outros. 

    Durante todo esse tempo, fomos não apenas uma turma, mas acima de tudo, uma grande “família”, que a cada dia encontrava-se mais afinada em busca de seu principal objetivo, se tornar um verdadeiro profissional para poder colaborar com a nação.  

Marcos Alexandre

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tiririca 'leu e escreveu' em audiência, diz presidente do TRE-SP

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/11/11/tiriricaacena620.jpg       O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, desembargador Walter de Almeida Guilherme, disse na tarde desta quinta-feira (11) que o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, "leu e escreveu" durante audiência realizada para apurar a veracidade de sua declaração de escolaridade.
      A sessão foi retomada à tarde para que sejam ouvidas as testemunhas de acusação e de defesa. Tiririca não quis se submeter à coleta de material para perícia, mas o desembargador entende que a realização do teste acabou superando a necessidade de nova análise de sua grafia. "Este teste acabou dando o resultado que daria a própria perícia", disse o desembargador.
       O presidente do TRE não quis comentar o desempenho de Tiririca, deputado federal mais votado do Brasil, com 1,3 milhão de votos.
      "Não conheço o processo e seria leviano dizer. É o juiz (responsável pelo caso) que vai dizer isso", afirmou o desembargador. "Foi ditado e ele escreveu. Se escreveu mal ou bem, não vou dizer, não sei. Na hora de ler, ele leu. Se bem ou mal, é o juiz que vai avaliar", afirmou.
      Durante o teste, Tiririca teve de ler o título e o subtítulo de duas páginas de um jornal paulistano. Os textos são da edição desta quinta: uma reportagem sobre o filme que homenageia Ayrton Senna e outra sobre a ação do Procon sobre estabelecimento que vendia produto vencido.
     Ele também foi submetido a um ditado, extraído do livro “Justiça Eleitoral – Uma Retrospectiva”. O deputado eleito teve de reproduzir o seguinte trecho: “A promulgação do Código Eleitoral, em fevereiro de 1932, trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral”.
       "Ele veio de manhã para fazer eventualmente uma perícia. Ele se recusou a fazer a perícia como permite a lei no sentido fazer dado de auto-incriminação. Mas o juiz na sua prerrogativa pediu a ele que se submetesse a um teste. Então o juiz fez um ditado, aleatoriamente, que caiu na página 51. Ele escreveu aquilo que foi dito. Depois o juiz perguntou se ele se submeteria a um teste de leitura e ele leu, título e subtítulo", afirmou Guilherme.
       Tiririca chegou por volta das 9h à sede do TRE, na Bela Vista, região central de São Paulo. Ele estava acompanhado por seguranças, que estavam em outro veículo. Antes de entrar no elevador, fez um breve aceno aos repórteres que o aguardavam em frente ao edifício.
       Segundo o presidente do TRE, é possível que a Justiça Eleitoral decida ainda nesta quinta a ação penal. “É possível que ele [o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aloisio Sérgio Rezende Silveira] decida hoje”, disse o desembargador ao chegar ao tribunal.
 
Ação penal
    Segundo o TRE, a resolução nº 23.221 dispõe que "a ausência do comprovante de escolaridade poderá ser suprida por declaração de próprio punho, podendo a exigência de alfabetização do candidato ser aferida por outros meios, desde que individual e reservadamente".
     A denúncia, oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), foi recebida em 4 de outubro com base no artigo 350 do Código Eleitoral, que prevê pena de até cinco anos de reclusão e o pagamento de multa por declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais em documento público.

Fonte: G1

terça-feira, 9 de novembro de 2010

TSE aprova eleição suplementar para Marcação e Itapororoca

       Na sessão administrativa desta terça-feira (9), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, por unanimidade, pedidos de realização de eleições suplementares para prefeito nos municípios de Marcação e Itapororoca, na Paraíba, e de Iramaia, Saubara e Cansanção, na Bahia. Os pedidos foram encaminhados pelo respectivo Tribunal Regional Eleitoral de cada estado.

       Os ministros enfatizaram, no entanto, que outras urnas eletrônicas deverão ser utilizadas nas eleições suplementares, devendo ser preservadas as que foram empregadas nas eleições gerais de outubro nos cinco municípios, como determina a legislação eleitoral, para efeito de eventual fiscalização. A ministra Cármen Lúcia e o ministro Aldir Passarinho, são os relatores das solicitações vindas do TRE da Paraíba e da Bahia, respectivamente.


Caso de Itapororoca


     Após apuração dos votos no pleito de 2008, saiu vencedor o candidato do PMDB José Adamastor Madruga, que concorria à reeleição. O político não pode assumir por ter tido seu registro de candidatura impugnado pelo TSE, devido à reprovação de contas referentes a mandatos anteriores. Com isso, o candidatado que ficou em segundo lugar foi empossado.


    Mas, o Partido Republicano Brasieliro entrou na Justiça contra a diplomação de Celso Morais (DEM), alegando que a votação atribuída ao peemedebista deveria ser computada como votos nulos, número que ultrapassava 50%. De acordo com essa argumentação, Celso teria sido candidato único, porém não teria atingido a maioria necessária dos votos válidos.


Caso de Marcação


      O TRE da Paraíba cassou e tornou inelegível por 3 anos o prefeito, Paulo Sérgio da Silva Araújo (PMDB) e vice-prefeito, Valdi Fernandes da Silva do município de Marcação, por captação ilícita de sufrágil e abuso de poder econômico. Os dois foram acusados de doar material de construção aos eleitores durante a campanha de 2008. Além da cassação e da inelegibilidade o prefeito foi multado em R$ 53.205 mil.

Fonte: paraiba1 

domingo, 7 de novembro de 2010

Papa ataca o aborto e defende o casamento tradicional na Espanha

       O Papa Bento XVI atacou neste domingo (7) o aborto e defendeu a família tradicional em clara crítica às leis liberais a este respeito do governo socialista espanhol de José Luis Rodríguez Zapatero, durante a consagração do templo da Sagrada Família.
      "A Igreja se opõe a todas as formas de negação da vida humana e apoia quanto se promove a ordem natural no âmbito da instituição familiar", recordou Bento XVI durante a missa celebrada na então consagrada basílica da Sagrada Família de Barcelona, no segundo e último dia de sua viagem à Espanha.
Bento XVI prepara um turíbulo durante celebração na Igreja da Sagrada Família, em Barcelona, neste sábado (7) 
Bento XVI prepara um turíbulo durante celebração na Igreja da Sagrada Família, em Barcelona, neste sábado (7) (Foto: Christophe Simon / AFP)
 

Fonte: G1

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Semana começa com 473 vagas abertas em concursos na PB

      A Paraíba soma cerca de 473 vagas em concursos públicos nesta semana. Muitas das oportunidades são provenientes de prefeituras. As novidades esta semana estão nas cidades de Juru, Marcação, Areial e no Tribunal de Justiça da Paraíba. Os salários chegam a R$ 6,7 mil. Também há inscrições para formação de cadastro de reserva no Sesc e o Senac, ambos em João Pessoa.


   Fonte: Paraiba1

domingo, 31 de outubro de 2010

Conheça o perfil do novo governador da Paraíba Ricardo Coutinho


Conheça o perfil do novo governador da Paraíba Ricardo Coutinho
     Ricardo Vieira Coutinho nasceu em João Pessoa, em 18 de novembro de 1960, na maternidade Frei Martinho, localizada no bairro de Jaguaribe. Filho de pai agricultor e mãe costureira, teve uma infância simples. O pai, seu Coriolano Coutinho, morou em Bananeiras, Serraria, Caiçara e chegou a João Pessoa, onde teve uma pequena granja no bairro do Castelo Branco e vendia leite. Possuía também umas pequenas casas de onde recebia aluguéis. Era assim que Ricardo vivia: a mãe, dona Natércia Vieira, costurava e o pai vendia leite e negociava uns aluguéis de algumas casinhas que possuía. A vida era feita de períodos bons e ruins, de acordo com as vendas do leite, os aluguéis das casas e as costuras da mãe. O sobrenome “Vieira” vem de uma família de Umbuzeiro, e o “Coutinho”, de Picuí, de Bananeiras, ou seja, um misto de brejo e sertão. Seu pai teve 10 filhos do primeiro casamento (com a sua mãe) e 8 do segundo.

       Ricardo fez o “primário”, como se chamava naquela época, no Instituto La Salle, conhecido colégio de Jaguaribe. O “ginásio” foi cursado no Colégio 7 de Setembro, também no bairro de Jaguaribe. Só pôde estudar nesta escola porque uma irmã era casada com o dono dela; todos os irmãos estudaram lá para aproveitar a franquia.

     O segundo grau foi feito na Escola Estadual Bairro dos Estados. Ele lembra que se fazia concurso para ser admitido em escolas públicas nessa época; “o ensino desse período era muito bom”, ele conta. O “3º ano científico”, cursou no Colégio Águia.

      Morou muito tempo em Jaguaribe. Todos o conhecem por lá. Tem ótimas lembranças de sua turma, dos dias de chuva, de bater pelada no campo do clube Estrela do Mar… Foi uma criança feliz, apesar das dificuldades. Os pais sempre disseram que tivesse cuidado com o que ia fazer, pois teria de responder pelos seus atos. Nunca teve ninguém que o “acobertasse” e/ou consertasse os seus erros. Seu Cori e Dona Natércia sempre ensinaram que os filhos procurassem fazer o que é correto e de acordo com a sua consciência. O sentimento de profunda responsabilidade sempre esteve presente na sua vida.

     Percebia que os estudos o levariam bem mais longe e foi nisso que apostou, apesar de considerar que foi um aluno que “apenas” dava conta das coisas. Sabia da sua responsabilidade e acha que “sempre estudou o suficiente”. A adolescência foi marcada pelo esforço em estudar e, em 1977, passa no vestibular da UFPB, para o curso de Farmácia.

Assessoria

Ricardo Coutinho é o governador mais votado da história da Paraíba

       Com 148.833 votos de diferença, a Paraíba elegeu o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), para governar o Estado a partir de 1º de janeiro de 2011. Ele foi eleito com 1.079.164 votos (53,7% dos votos válidos), se tornando o governador mais votado da Paraíba e superando a votação anterior de Cássio Cunha Lima (PSDB). José Maranhão, que concorria à reeleição, teve 930.331 votos (46,3%).

       Com 95,3% dos votos apurados, a vitória de Ricardo Coutinho (PSB) para o Governo do Estado já estava consolidada. Faltando127.398 votos serem computados, a diferença de Ricardo Coutinho sobre José Maranhão já era de 137.968 votos.

       O socialista, que no primeiro turno venceu com uma diferença de apenas 8.367 votos, ficou na frente durante toda a apuração deste segundo turno, que terminou às 20h20 deste domingo (31). Ricardo Coutinho obteve a maioria dos votos em 127 cidades. Isto mostra o crescimento da popularidade do ex-prefeito de João Pessoa nos municípios do interior, já que no primeiro turno ele tinha vencido em apenas 53 municípios.


        Esta será a primeira vez que o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem mais de 40 anos de fundação, governará a Paraíba. Para disputar o Governo do Estado, Ricardo Coutinho, em março deste ano, se afastou da Prefeitura Municipal de João Pessoa, rompeu a aliança que tinha com o PMDB, partido de José Maranhão, e se aliou com partidos grandes, como o PSDB, partido ao qual é filiado Cássio Cunha Lima.

       O primeiro mandato político de Ricardo Coutinho foi em 1993, quando ele foi eleito vereador da Capital, sendo reeleito em 1996, quando obteve 6.917 votos, maior votação do pleito. Em 1998 se afastou do cargo para se candidatar a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

       Mais uma vez Ricardo conquistou a preferência dos eleitores e foi eleito para a Assembleia Legislativa da Paraíba, cargo para o qual foi reeleito em 2002. Em 2004, já pelo PSB, Ricardo Coutinho foi eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2008.

     O índice de abstenção na Paraíba foi de 19,03%, ou seja, 521.249 eleitores não compareceram às seções para votar. Votos nulos representaram 7,63% e os brancos 1,74%. No primeiro turno, Ricardo teve 942.121 mil votos, o que representou 49,7% dos votos válidos.

Fonte: Paraiba1

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pão e Leite! Um ingrediente a mais

http://www.portalmidia.net/wp-content/uploads/2_1_20080422_014.jpg 
                              Foto do Gooogle
       Há poucos dias uma beneficiaria do Programa Pão e Leite da Paraíba informou a esse Blog que o “Ponto” de entrega do Pão e do Leite da Comunidade do Timbó, estava mais para um “ponto” de entrega de materiais de campanha da Coligação Paraíba Unida.

       Segundo as informações recebidas, a pessoa responsável pela entrega do Pão e do leite, estava pegando as cartelas dos beneficiários e colocando materiais de campanha do candidato Maranhão dentro das cartelas.

       Nesta sexta-feira (29), mais uma vez chega à informação ao Blog, de que a pessoa que faz a entrega do beneficio votou a fazer campanha dentro do local de trabalho. Inclusive, chegou a se negar a entregar o beneficio a uma pessoa que estava vestida com cores que não predominava com as cores da Coligação Paraíba Unida.

Adesivo com slogan:

       Para completar, nesta sexta-feira, foram colados em algumas residências adesivos com a seguinte mensagem: “PÃO E LEITE – Vote em Zé para continuar”. Esses tipos de adesivos estão sendo utilizados, sobretudo nas Comunidades Carentes.
 
       É bom lembrar que nenhum Programa Social pode ser usado para se promover.