sábado, 19 de junho de 2010

Professor leva soco de aluno no interior de SP

http://diadematematica.com/docentes/wp-content/uploads/2009/08/professor_titular.jpg      Um professor levou um soco no rosto de um aluno na escola estadual Regente Feijó, em Itu, a 101 km de São Paulo, na quarta-feira (16). De acordo com o docente, a agressão ocorreu após o estudante, de 17 anos, ter sido advertido por mudar de lugar na sala durante uma prova.

      O adolescente, porém, disse que apenas queria mudar de lugar e que o professor puxou sua cadeira para ele cair. Segundo o jovem, ele só reagiu porque achou que seria agredido pelo professor.


      A escola não quis se pronunciar sobre o caso. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informa que já foi convocada uma reunião do conselho escolar para tratar do caso. Na data, serão definidas as medidas punitivas que serão aplicadas ao aluno. O jovem está suspenso das aulas até a realização do conselho. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial da cidade.
Fonte: G1 com o Blog

TSE barra quem renunciou, mas não quem foi cassado

http://www.parlamentopb.com.br/painel/uploads/WRS3JN-1.jpg      Aqueles políticos que nos últimos anos renunciaram aos seus mandatos para escapar de punição ficaram inelegíveis, conforme a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a abrangência da Lei do Ficha Limpa. O tribunal, no entanto, deixou em aberto a situação dos governadores cassados.
     Os ministros entenderam que as condições de inelegibilidade devem ser verificadas no momento da formalização da candidatura, o que deve ocorrer até 5 de julho.
O registro deve ser negado para aquele que tiver uma condenação por colegiado (mais de um juiz) ou renunciado para não ser cassado, não importando se o fato ocorreu antes ou depois da promulgação da lei.
      De acordo com a lei do Ficha Limpa, fica inelegível, por oito anos, o político que renunciou para escapar de cassação, e aquele condenado por crimes eleitorais (compra de votos, fraude, falsificação de documento público), lavagem e ocultação de bens, improbidade administrativa, entre outros.
      A legislação permite que o candidato que tiver o registro negado recorra. Ministros do TSE preveem um acúmulo de ações na Justiça Eleitoral.
      É o caso daqueles parlamentares que renunciaram por envolvimento no mensalão, como Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Paulo Rocha (PT-PA), por exemplo.
      Ou do ex-senador Joaquim Roriz (PSC-DF), favorito na disputa pelo governo do Distrito Federal, que renunciou ao mandato após denúncias de corrupção para escapar de um processo de cassação.
      No caso de quem renunciou, a lei diz que fica inelegível "para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos oito anos subsequentes ao término da legislatura".
      O entendimento do TSE também atinge o deputado Paulo Maluf (PP-SP), condenado pela 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, por improbidade administrativa.
      Especialistas em direito eleitoral, porém, avaliam que o caso dos políticos que renunciaram ainda será analisado pelo Supremo Tribunal Federal, que poderia mudar a interpretação do TSE.
    O caso dos governadores é diferente. O TSE cassou três em 2009: Jackson Lago (PDT-MA), Marcelo Miranda (PMDB-TO) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que além de perderem o mandato, ficaram inelegíveis por três anos a contar da eleição.
     O problema é que neste caso a inelegibilidade não é apenas uma condição, mas uma pena. Ou seja, uma lei posterior à condenação não poderia, em tese, aumentar essa punição para oito anos.
     Na sessão de anteontem, os ministros afirmaram que a situação deles será resolvida individualmente no momento da análise do registro.
Folha Online

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Daniella é a preferida para ser vice de Ricardo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKDsA5aZ0UZqBAp6jfzk6fzbajDPzrtxTJONRcGkT9HI7xwEBwG7GZiwDhT9Mt0fYM64MZXoraHRk4WYBALhaT-dO95a-dOdkTn8EoUul3mLB8HDofyojyM2HUGMmHsutUH50EbpdH7duQ/s400/demaiss.jpg      Se depender da maioria dos internautas, a vereadora campinense Daniella Ribeiro (PP) já pode se preparar para cair na estrada ao lado do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) rumo ao Palácio da Redenção. Com base em uma enquete feita por um portal de notícia, 45,47% dos leitores apontaram a parlamentar de Campina Grande como a melhor opção para figurar como vice na chapa do socialista.

      A enquete, que contou com a participação de 4.425 internautas, fez a seguinte pergunta: “Se você fosse Ricardo Coutinho, quem você escolheria para ser seu vice?”. Além de Daniella Ribeiro, foram sugeridos, em ordem alfabética, os seguintes nomes: Efraim Filho, Efraim Morais, Ivandro Cunha Lima e Luiz Couto.
Paraíba Já

Em dois anos, Lei Seca poupa mais de 2.000 vidas, segundo Ministério da Saúde

     O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (18) no Rio de Janeiro que, após o advento da Lei Seca, em junho de 2008, o número de mortes no trânsito em todo o país caiu 6,2%.

     Segundo o levantamento, nos 12 meses que antecederam a lei, o Brasil registrou 36.924 mortes. Nos 12 meses seguintes, foram 34.597 casos, 2.327 a menos.

     De acordo com o Ministério da Saúde, caiu também a taxa de risco de uma pessoa morrer em acidente de trânsito. Antes da lei, o índice era de 18,7 para cada 100 mil habitantes. Depois dela estar em vigor, a taxa passou a ser de 17,4.

R7

Cássio: "querem ganhar de novo no tapetão; mas sou 'ficha limpa' e nós vamos vencer a eleição"

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwTKKAEqOsdIMhaiDkg6FL6Ly8Lv-ZorGagrLuWidc54AAcTUoQNe3jjxgEoxuX86fqCt7GTGQbmruCZe4zJQREbgcY7acYwxN7y8CpelpGkJamPgM71Y3joREialDbRVhbbQTDifp9TWd/s1600/cassio...jpg      O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) anunciou na manhã desta sexta-feira (18) que vai poder ser candidato ao Senado Federal em 2010, porque a aprovação do projeto Ficha Limpa não lhe atinge. Cássio disse que está tranquilo quanto a poder participar da eleição.
     “Já cumpri minha pena e a lei não pode retroagir para prejudicar”, disse ele. “Vamos, sim, participar da eleição deste ano, concorrendo a uma vaga de senador”, garante.
     Segundo o ex-governador, o que está acontecendo na Paraíba é que os seus adversários querem lhe vê fora da disputa. “Para tanto, eles ficam plantando notícias e espalhando que eu não posso ser candidato a senador este ano”, afirma.
     As rádios do interior passaram a manhã desta sexta-feira dizendo que o ex-governador não pode ser candidato a senador nas eleições deste ano. “Sou candidato e vou ganhar a eleição para desgosto dos meus adversários”, observou.
     O ex-governador Cássio Cunha Lima diz que decisão do TSE não lhe atinge, porque já cumpriu sua pena, e nenhuma lei pode retroagir para prejudicar alguém. "Esse é um princípio do Direito e todos os bons advogados sabem disso", diz ele.
Giropb

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Reajuste dos aposentados será compensado por arrecadação de impostos e cortes

http://www.topnews.in/sports/files/lula.jpg      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na tarde desta quarta-feira (16), que a sanção do reajuste de 7,7% para os aposentados que recebem acima de um salário mínimo será compensado, em parte, com a arrecadação de impostos do aumento de consumo.

      O bem da verdade, o Presidente Lula não pensava em dá esse aumento. O fato é que o Presidente foi orientado  a não vetar , pois estamos em ano eleitoral. 

      A equipe econômica do governo, quando é levada a pensar em formula de investimento ou outro benefício, logo pensa em cobrar mais imposto. Para esse aumento aos aposentados, fala-se até que o governo vai cortar as emendas dos parlamentares, destinadas à seus Estados.

Marcos alexandre

terça-feira, 15 de junho de 2010

Lula aprova reajuste de 7,72% aos aposentados

       Após três horas de reunião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou nesta terça-feira (15) o reajuste de 7,7% aos aposentados que ganham acima do salário mínimo (R$ 510). Para conceder o aumento, o presidente autorizou um corte de R$ 1,6 bilhão no orçamento, além dos R$ 10 bilhões que já haviam sido congelados neste ano. O aumento irá beneficiar 9 milhões de aposentados.
 
      A discussão em torno do aumento aos aposentados começou em dezembro do ano passado, quando Lula editou a Medida Provisória 475/09 para dar reajuste de 6,14% aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo.
Fonte: R7

Amorim ameaça recorrer a Justiça contra limitação de emenda a LDO

http://www.maispb.com.br/ew3press/conteudo/2010/20100409095244/20100409095244_06.jpg      O vereador Geraldo Amorim (PDT) ameaçou nesta terça-feira (15) recorrer a Justiça se a Mesa da Câmara Municipal de João Pessoa insistir em limitar – cinco - o número de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2011, conforme projeto de resolução aprovado na última sessão do ano passado.

      Geraldo disse que nunca votou favorável ao projeto e tá cobrando da Mesa a gravação das fitas da sessão do dia 23 de dezembro do ano passado.

       O vereador do PDT revelou que tem mais de 100 emendas para apresentar a LDO e criticou a Mesa por limitar o número. “Estão podando o trabalho do vereador”, disparou Amorim da tribuna da Casa.

       O parlamentar ainda questionou a independência entre o Legislativo e o Executivo. “A Câmara de Vereadores da Capital tem que se libertar”, disse
 Fonte: ClickPB

Luciano Agra diz que Manoel Júnior não é confiável aos pessoenses

http://www.pbagora.com.br/ew3press/conteudo/20100331191330.jpg      O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), classificou nesta terça-feira (15) o deputado federal Manoel Júnior como uma pessoa que não é confiável ao povo da Capital paraibana.

       Agra rebateu insinuação do parlamentar federal, que classificou o prefeito de réplica do pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB).

       "Ele usou recursos da Câmara para se defender de processo de cassação. Quando era vice, tinha 11 funcionários no gabinete. Hoje quer posar de bonzinho", rebateu Luciano.

       O prefeito avisou que não ficará calado a nenhuma "provocação" de Manoel Júnior. "Comigo, bateu, levou".

MaisPB

PMJP inaugura novo prédio do CTA em Jaguaribe nesta quarta

       O prefeito Luciano Agra inaugura nesta quarta-feira (16) às 10h, o novo prédio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que irá funcionar dentro do Centro Integral à Saúde de Jaguaribe. Além do prefeito, a Secretária de Saúde do Município, Roseana Meira, e demais autoridades municipais vão prestigiar a inauguração, que irá homenagear o líder popular João Silva de Carvalho Filho, conhecido como João Balula, que faleceu em 2008 por conta de complicações decorrentes da Aids.

       O novo prédio do CTA irá abrigar laboratório, cinco salas para acolhimento, farmácia, consultório, além de uma biblioteca e academia de ginástica. A idéia é transformar o espaço em um local em que o usuário do serviço possa cuidar não só da saúde física. "O conceito preconizado pelo Sistema Único de Saúde busca a integralidade e é esse nosso objetivo, cuidar do corpo, da mente e do espírito do usuário, que a partir de agora terá um espaço que propicia esse tratamento", afirmou Roberto Maia, diretor do CTA.

       Em 2004 foram realizados pouco mais de 4.500 exames na unidade. Em 2009, o número chegou à marca de 23.700 exames em sete especialidades diferentes. Para Roberto Maia, esse aumento na demanda se deu principalmente pelas campanhas de conscientização e pela centralização nos exames de pré-natal. "Os PSF's encaminham as gestantes para que elas realizem todos os exames exigidos e assim garantir a saúde dos seus filhos", afirmou o coordenador. Na unidade são realizados teste de HIV, VDRL (sífilis), rubéola, toxoplasmose, entre outros.
Fonte: Secom-JP

segunda-feira, 14 de junho de 2010

UEPB abre inscrições para o vestibular 2011

      Até o dia 30 de junho de 2010 estarão abertas as inscrições para o vestibular 2011 da UEPB. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Clique aqui… e faça sua inscrição. 
  Ensino a Distância 
      No período de 15 a 26 de julho de 2010 estarão abertas as inscições para o Processo Seletivo do Curso de Administração Pública na modalidade EaD. As inscrições serão feitas pela internet na página da SEAD/UEPB (www.ead.uepb.edu.br) através de Formulário Eletrônico de Inscrição.

       O candidato interessado na isenção da taxa de inscrição deverá preencher o requerimento de solicitação de isenção da taxa de inscrição e enviá-lo, por carta registrada, a COMVEST anexando os documentos comprobatórios exigidos pelas Leis Estaduais 7.197, 7.716 e 8.483 que regulamentam a isenção. O último dia de postagem dessa documentação é 18 de junho de 2010.  Para maiores informações, acesse: http://comvest.uepb.edu.br/
Fonte: UEPB com o Blog