quarta-feira, 19 de maio de 2010

Projeto ficha limpa é aprovado por unanimidade


O Senado aprovou nesta quarta-feira (19) o projeto ficha limpa, que impede a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos. Foi mantido o texto aprovado na Câmara. 

O projeto teve 76 votos a favor, sem votos contrários e abstenções –o presidente do Senado não votou e quatro senadores não compareceram à sessão. O projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: G1

terça-feira, 18 de maio de 2010

Inquéritos sobre compra de votos


     Cerca de 85% dos inquéritos mostram que eleitor provoca compra de votos na PB

     O Delegado da Polícia Federal, Derly Brasileiro, revelou nesta segunda-feira (17), que 85% dos casos investigados de Janeiro até Maio deste ano, mostram eleitores como agentes corruptores.

     Pelas as estatísticas reveladas por Derly, o eleitor seria o responsável direto pelo processo de oferta da venda de votos a políticos.

     Será que o Delegado tem razão? O fato é que em período eleitoral o que se ver é uma verdadeira comercialização do voto. Para alguns, apenas os políticos são corruptos, ou culpados, esquecendo dos eleitores que também fazem parte do processo.

São João na Capital - começa em 11 de junho

foto

     Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Flávio José, Geraldo Azevedo, Quinteto Violado, Pinto do Acordeon, Siba e Silvério Pessoa estão entre as atrações que vão animar o 'São João em João Pessoa – O Melhor da Gente' de 2010. O evento começa em 11 de junho, no Ponto de Cem Réis, a partir das 18h. O arraial da Capital homenageia nesta edição o poeta e repentista Oliveira de Panelas e também o cantor e compositor paraibano Antônio Barros. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).
     O arraial da Capital vai contar com mais de 100 atrações entre artistas, grupos, trios de forró, quadrilhas e folguedos. A festa ficará concentrada no Centro da Cidade, em dois pólos: no Ponto de Cem Réis e na Praça Dom Adauto, conhecida como Praça do Bispo.
No Ponto de Cem Réis vai ser montado um palco onde serão realizados os shows da noite, que acontecem até 29 de junho. Na praça Dom Adauto será instalado outro palco. Nele, haverá apresentação de cultura popular, que inclui duas quadrilhas por noite, trios de forró, folguedos e repentistas. A programação desse polo da festa está sendo fechada e vai ser divulgada em breve.
     Ainda dentro da programação do 'São João em João Pessoa – O Melhor da Gente', haverá o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas, de 14 a 17 de junho, também no Ponto de Cem Réis, a partir das 18h. O evento é resultado de uma parceria entre a Funjope e a Liga das Quadrilhas. Para isso será montada uma infraestrutura especial de tablado. Ao todo, concorrem 36 quadrilhas, sendo nove apresentações por noite. No dia 21 João Pessoa sediará o Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, recebendo brincantes de todas as regiões da Paraíba.

Fonte: Secom

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Verba do SUS é administrada fora da secretaria de saúde em 25% das cidades

     Estudo aponta que 33,8% dos comandantes dos órgãos responsáveis pela gestão da Saúde não tinham nível superior completo

RIO - Dados do Perfil dos Municípios Brasileiros 2009 (Munic), feito pelo IBGE, revelam que um quarto - mais exatamente, 24,6% - dos municípios brasileiros que tinham Fundo Municipal de Saúde, estrutura que recebe milhões de reais do Sistema Único de Saúde (SUS), mantinham sua administração diretamente vinculada ao gabinete do prefeito. Outros 65% dos municípios do Brasil deixavam a gestão dessas verbas nas respectivas secretarias de Saúde; 4,2%, em outra secretaria; 3,7% em outra estrutura administrativa; em 1,2%, o fundo era autônomo e em outro 1,2% não souberam informar.
No ano passado, das 5.565 prefeituras, 5.204 tinham Fundo de Saúde e apenas 361(6,5%) não possuíam a estrutura, de acordo com o levantamento do IBGE. A pesquisa também mostra que eram médicos apenas 9,5% dos titulares dos órgãos responsáveis pela Saúde nos municípios brasileiros em 2009 e 14,2% eram enfermeiros. O estudo aponta que 33,8% dos comandantes dos órgãos responsáveis pela gestão da Saúde nos municípios não tinham nível superior completo.
     Segundo o levantamento, 1% (55 pessoas) tinham nível fundamental incompleto; 1,1%, o mesmo nível, mas completo; 2,6%, médio incompleto; 19,6% médico completo; e 9,5 % tinham curso universitário incompleto. Os gestores-chefes municipais tinham nível superior completo em 39,4% das cidades, e pós-graduação, 26,8%.

Fonte: Estadao

Transposição: uma obra desnecessária


     Para pesquisador João Suassuna, projeto não cumprirá meta de abastecimento de água e ainda agravará o processo de desertificação na região

     Envolvido em questões relativas ao Rio São Francisco há 15 anos, o pesquisador João Suassuna acaba de lançar o livro “A Transposição do Rio São Francisco na Perspectiva do Brasil Real”. A ideia da obra, segundo Suassuna, é esclarecer a existência do projeto para o centro-sul do país. Em entrevista à IHU On-Line, feita por telefone, o pesquisador fala a respeito da situação atual das obras do projeto. “O projeto da transposição do Rio São Francisco vai utilizar esses volumes para abastecer 12 milhões de pessoas no nordeste. Então, se já há um conflito, fisicamente será impossível a retirada desses volumes para o abastecimento do povo”, lamenta.
     Preocupado com o agravamento do processo de desertificação da região nordeste, Suassuna constata que no núcleo de Cabrobró, já existe um deserto praticamente formado, isso pela retirada da vegetação da caatinga para o fabrico de carvão. Este será um impacto crucial, e inclusive já está acontecendo”. Sobre as possíveis obras de revitalização do rio, Suassuna garante que tudo não passa de falácia. “O governo Lula deveria apostar todas as suas fichas na revitalização, no replantio de árvores e na reconstrução de matas ciliares, que não existem mais”, diz.
     João Suassuna é engenheiro-agrônomo e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.

Fonte: Brasil de Fato

Programa quer atingir até 1 mil colégios da rede


     Mil escolas da rede estadual devem receber o programa Professor Mediador Escolar Comunitário a partir da primeira semana de junho, segundo Beatriz Graeff, superintendente de proteção escolar da Secretaria Estadual da Educação. Metade das unidades fica na Grande São Paulo.
     O papel do profissional é pensar estratégias para diminuir casos de violência e conflito. Os planos não devem propor punições.
     Os professores estão sendo selecionados “a partir de um processo de análise de perfil conduzido pelas Diretorias de Ensino”, segundo a pasta. Até o fim do mês, os educadores passarão por curso de formação. A função exigirá 24 horas semanais, o que significa que os professores poderão, ainda, dar aulas no mesmo colégio. 

Fonte: Jornal da Tarde

domingo, 16 de maio de 2010

Prova para ingresso nas redes públicas deve começar a ser aplicada no ano que vem

http://www.contosdaescola.net/wp-content/uploads/2008/10/fernando_haddad.jpgBRASÍLIA - Convencido de que os concursos públicos para professores são de baixa qualidade, especialmente nos pequenos municípios, o Ministério da Educação (MEC) prepara o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, espécie de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do magistério. A ideia é que a prova seja aplicada pela primeira vez em 2011, já no próximo governo. Na semana que vem, o ministério submeterá a uma consulta pública proposta com os conteúdos que deverão ser cobrados no exame.

       Assim como os jovens que fazem o Enem disputam vagas em diferentes universidades, o MEC quer que o Exame Nacional de Ingresso selecione professores para trabalhar em redes municipais e estaduais de todo o país. O alcance do novo teste dependerá da adesão de governos municipais e estaduais. Eles terão liberdade também para decidir se o novo teste será o único critério de seleção ou se deverão ser considerados outros fatores, como provas de títulos.
      Na prática, o sistema funcionaria assim: em vez de promover um concurso público, a prefeitura que aderir ao exame lançaria um edital, informando o número de professores que pretende contratar. Em seguida, profissionais de qualquer parte do país poderiam candidatar-se, apresentando a nota obtida no exame.      
"O que queremos dar aos sistemas de ensino é um instrumento adicional para qualificar o ingresso dos docentes na carreira" - diz o ministro Fernando Haddad(foto), da Educação.

Fonte: Oglobo

Obama é o dirigente mais simpático para os ibero-americanos; Lula em quarto

http://carollima.files.wordpress.com/2009/10/obama1.jpg     O presidente Barack Obama e o rei Juan Carlos I da Espanha são os dirigentes considerados mais simpáticos pelos cidadãos ibero-americanos, segundo pesquisa publicada neste domingo (16/5) pelo jornal El Mundo.

     Obama é considerado o chefe de Estado mais simpático, seguido de Juan Carlos, da ex-presidente do Chile, Michele Bachelet, e do brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o Barômetro Iberoamericano de Governabilidade 2010, do instituto Sigma Dos.

     Mas, por países, o presidente Lula é o que recebe o maior grau de aprovação em seu país, com 74% dos entrevistados aprovando sua gestão, seguido do salvadorenho Mauricio Funes e do colombiano Alvaro Uribe, ambos com 71%.

     O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, se encontra em quinto lugar, e a lista é completada pelo presidente boliviano, Evo Morales; seu colega nicaraguense Daniel Ortega; o ex-presidente cubano Fidel Castro; o venezuelano Hugo Chávez, e o atual chefe de Estado cubano, Raúl Castro.

     A pesquisa foi realizada com 11.707 pessoas de 21 países em abril, e revela que os sindicatos e os partidos políticos são as instituições menos confiáveis.

Fonte: Correio Braziliense

Deu no GiroPB: TRE confirma cassação de Guilherme e Batinga; AL é notificada para empossar suplentes


     O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) publicou da última sexta-feira, no Diário de Justiça Eletrônico, os acórdãos com as cassações dos deputados estaduais Carlos Batinga e Guilherme Almeida, ambos do PSC, por ferirem o princípio da fidelidade partidária. Os deputados foram cassados no dia 3 de maio por trocarem o PSB pelo PSC.
     Após a publicação dos acórdãos, o TRE vai notifica a Mesa Diretora da  Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (17.05)  determinando a posse imediata dos suplentes do PSB, Alexandre Urquiza e Tonquinho Figueiredo. Os dois suplentes que devem assumir os mandatos irão reforçar a bancada de oposição ao governador José Maranhão (PMDB).
     O advogado do PSB, Ricardo Sérvulo, afirmou que como a decisão do TRE teve caráter imediato, os suplentes esperam que a Assembleia Legislativa seja notificada para que os suplentes possam tomar posse nos respectivos mandatos. Ricardo Sérvula afirmou que, segundo a resolução do TSE, as decisões publicadas no Diário Eletrônico só têm validade no último dia após a disponibilização.
     O acórdão n.º 101/2010 declara a cassação do deputado estadual Carlos Batinga por infidelidade partidária e a posse dos suplentes pela ordem legal de suplência. Já o acórdão de n.º 99/2010 traz a perda de mandato do deputado Guilherme Almeida.
     O suplente Alexandre Urquiza disse que está na expectativa de assumir junto com Tonquinho, amanhã, para que finalmente o PSB faça jus aos mandatos que, pelo entendimento do TSE, pertencem aos partidos e não ao mandatário.
Fonte: Giropb

sábado, 15 de maio de 2010

O III Encontro das Oposições


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTTICC_9fzrUkHk3_XkvjubRx8dNOA6d0aCiCZguL7WbsjagyK1yWwuAOXCpHjut4oOPVqu-fFbM5aFSK71hG9GEzcWwpWbqhm5U3Sl8hNSgf70uq4vc5LX_SXYltPpxhr66T1hwLeWBLL/s1600/GGTTT.jpg    Segundo informação da imprensa, cerca de 6 mil pessoas compareceram ao III Encontro das oposições, na cidade de Sousa, na tarde deste sábado (15). Vários militantes e lideranças políticas de nove partidos foram até o local para debater alternativas para a construção de um novo Plano de Gestão para o Estado.
     O pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, e os pré-candidatos ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), e Efraim Morais (DEM) comandaram o Encontro.
    Segundo os organizadores do evento, 71 prefeitos paraibanos compareceram ao Encontro, mais 425 vereadores de vários municípios e dos deputados estaduais e federais que fazem parte da bancada de oposição na Paraíba.
     "Isso é a consolidação das oposições no Estado. Estamos unidos e prontos para enfrentar os novos desafios", disse Ricardo.
Fonte: Pbagora com o Blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Corrida dos namorados


http://lh3.ggpht.com/_O6JDpFc22lQ/SfSeOCZ6o-I/AAAAAAAACCQ/sRlxDs_9cYI/s160/Digitalizar0045.jpg    Vem aí mais uma edição da “Corrida dos Namorados”, em comemoração ao aniversario do Bairro dos Bancários – João Pessoa.

    A Corrida será realizada no próximo mês de junho. Em breve divulgaremos a data e os detalhes sobre as inscrições. Aguarde!.