terça-feira, 10 de agosto de 2010

Estudantes são transportados em carroceria

 
O internauta Diego Moura fotografou vários estudantes sendo transportados na carroceria de uma caminhoneta D20 na cidade de Juru, no Sertão do Estado. Segundo Diego, a foto foi feita no último dia 4. 

Fonte:Paraiba1

PB bate recorde de inscritos no Enem; 43% a mais que em 2009

http://www.paraiba1.com.br/cache_fotos/l150_400e7b32bff91129c13c1322d399514d.jpg      O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) divulgou, na manhã desta terça-feira (10), o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, por Estado. Os dados do Inep mostram que a Paraíba teve um número recorde de inscritos no Enem 2010, registrando 94.983 inscrições, 43% a mais do que no Exame 2009, que registrou 66.402 inscritos.
 
      Segundo o Inep, a Paraíba aparece como o 5º Estado do Nordeste com maior número de inscrições, atrás somente da Bahia, que desponta em 1º lugar (com 428.620), Ceará (208.527), Pernambuco (228.029) e Maranhão (167.447).

      Este ano, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), maior instituição de ensino superior pública do Estado destinará parte de suas vagas para o Enem. Já o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) mudou a forma de ingresso nos seus 14 cursos de Graduação, aceitando a nota do Enem ou do 3º ano do ensino médio. Todos os dados divulgados pelo Inep estão disponíveis no site www.inep.gov.br.

      A maioria dos estudantes que se inscreveu está na faixa etária dos 21 aos 30 anos (1.517.320 inscritos), 757.392 dos inscritos têm 17 anos, 691.823 têm idade superior aos 30 anos, 552.528 têm 18 anos, 394.378 têm 19 anos, 323.072 estão na faixa dos 16 anos, 304.018 estão com 20 anos, e apenas 70.910 aluno têm idade inferior aos 16 anos. No total, 4.611.441 estudantes se inscreveram no Enem 2010, 463.914 a mais do que a edição de 2009.

 Fonte: Paraiba1

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Joaquim Barbosa: O exemplar

Barbosa sofre cobrança de colegas do STF e da OAB
http://l.yimg.com/a/i/br/news/0810/barbosa_392.jpg
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e advogados cobraram ontem explicações do ministro Joaquim Barbosa, que está de licença médica desde abril por causa de um problema crônico na coluna, mas foi visto em uma festa e num bar em Brasília no final de semana. De acordo com eles, Barbosa tem de resolver a sua situação: se fica na Corte, trabalhando, ou se pede afastamento definitivo. "Que se defina a situação", disse o ministro do STF Marco Aurélio Mello. 
"Seria o mínimo de consideração com a sociedade, com o erário, com os seus pares, com o Supremo, que o ministro Barbosa viesse a público dar uma explicação", afirmou o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Júnior. "Não há coerência entre a postura de não trabalhar por um problema de saúde, que é natural, qualquer pessoa pode ter, e de ter uma vida social onde isso não é demonstrado."

O presidente da OAB manifestou na semana passada uma preocupação dos advogados com a paralisação dos processos no gabinete de Barbosa. Integrantes do STF também estão aflitos e sobrecarregados. "O Supremo tem 11 ministros, mas hoje está com 9 apenas ", observou Ophir. Barbosa está de licença e Eros Grau se aposentou na semana passada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Marcos Alexandre com Yahoo notícia

domingo, 8 de agosto de 2010

Parabéns para todos os papais

MENSAGEM: Pai, paizão!
       Este homem que eu admiro tanto, com todas as suas virtudes e também com seus limites. Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento, mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente. Este mestre contador de histórias traz em seu coração tantas memórias, espalha no meu caminhar muitas esperanças, certezas e confiança. Este homem alegre e brincalhão, mas também, às vezes, silencioso e pensativo, homem de fé e grande luta, sensível e generoso.
      O abraço aconchegante a me acolher, este homem, meu pai, com quem aprendo a viver. Pai, paizinho, paizão... meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo: infinito é teu coração.
      Obrigado, pai, por orientar o meu caminho, feito de lutas e incertezas, mas também de muitas esperanças e sonhos!
      Que seu dia seja muito feliz!

Padre Marcelo Rossi

sábado, 7 de agosto de 2010

Fidel Castro retorna a Parlamento cubano após 4 anos

Fidel Castro discursa em Havana. O ex-presidente cubano Fidel Castro voltou a participar de uma sessão do Parlamento da ilha neste sábado pela primeira vez após quatro anos, segundo imagens da televisão estatal.07/08/2010.REUTERS/Enrique De La Osa
Foto: Reuters: Fidel Castro discursa em Havana. 
     
HAVANA (Reuters) - O ex-presidente cubano Fidel Castro voltou a participar de uma sessão do Parlamento da ilha neste sábado pela primeira vez após quatro anos, para discutir sua teoria sobre uma iminente guerra nuclear.

Castro, que completa 84 anos neste mês, foi ovacionado pelos deputados reunidos no Palácio de Convenções de Havana, numa sessão transmitida ao vivo pela televisão estatal.

Vestido com o uniforme verde oliva que usava quando governou Cuba por quase meio século, mas sem as insígnias de comandante-chefe, Castro caminhou a passos lentos até um pódio, de onde falou em pé por cerca de 12 minutos.

 O Parlamento foi convocado esta semana a pedido de Fidel Castro para discutir sua teoria de que o mundo está à beira de uma guerra nuclear se os Estados Unidos atacarem o Irã.

Ao lado de seu irmão, o presidente Raúl Castro, e outros membros do governo, Fidel Castro pediu ao presidente norte-americano, Barack Obama, que evite a destruição "da espécie humana".

O histórico líder cubano saiu em julho de quatro anos de reclusão, participando de pequenos atos públicos. Ele continua sendo deputado e detém a influente chefia do Partido Comunista.

 As imagens deste sábado foram as primeiras ao vivo de Fidel Castro em quatro anos.

Fonte: Yahoo Notícia

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PF apresenta projeto que monitora uso de drogas a partir do esgoto

      A Polícia Federal apresentou nesta sexta-feira (6) o projeto piloto “QuAnTox”, que pretende monitorar o consumo de drogas a partir das redes de esgoto das cidades. O objetivo é aperfeiçoar o combate ao tráfico no país.

       O assunto foi revelado em reportagem publicada na edição desta sexta do jornal “Folha de S.Paulo”. De acordo com o texto, os primeiros testes, feitos neste ano na rede de esgoto do Distrito Federal, levaram a PF a calcular que o consumo de cocaína na Capital Federal é de duas toneladas por ano.
      A pista deixada pelos usuários é uma substância química expelida na urina chamada Benzoilecgonina. Segundo a PF, é possível mensurar a quantidade de cocaína consumida de acordo com a quantidade da substância encontrada na rede de esgoto. Responsável pelo projeto, o perito criminalista federal Adriano Maldaner disse que o projeto ainda está em fase de testes. “Precisamos ver se há viabilidade financeira.

      Esse projeto tem objetivo de servir de embasamento para a coleta de informações para o desenvolvimento de políticas de combate ao uso de drogas”, explica o perito. “Esse projeto tem o objetivo maior de saber quanta droga é utilizada, quais regiões e cidades utilizam e quantificar o uso em quilos, doses e quilo por mil habitantes”, diz Maldaner. Segundo ele, isso é possível devido à coleta setorizada de esgoto nas cidades que dispõem do serviço. De acordo com o perito, a análise do esgoto das cidades torna possível identificar até mesmo o consumo por quarteirão, dependendo do número de equipamentos instalados em uma região. Seis estações de tratamento de esgoto do DF foram utilizadas na coleta de matéria que foi analisada pela PF.

      O projeto de monitorar redes de esgoto para identificar o uso de cocaína e drogas derivadas, como o crack, teve origem na Itália, em 2000. O desafio dos envolvidos na pesquisa é avaliar a viabilidade de implantação do método no Brasil.
 
Fonte: G1

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Candidato pode pedir devolução da taxa paga no concurso dos Correios

      Prova será transferida, provavelmente, para o dia 21 de novembro. Para especialistas, candidato deve aproveitar adiamento para estudar.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxaLqi2Pl000jBYWVm2ruKyu-Mx16dc_h5yXpT47RvM4amrxhqxlGpL23XpAd9UzuF8V-zqTuH8rr16-ofRKoxr8oE7cfTgb36QgfPmMn7sFxzeKNTntMOl3q1Fas7ycyvqPnx-MXiH40/s400/carteiro2.jpg      Os candidatos ao concurso dos Correios podem pedir a devolução da taxa de inscrição caso tenham algum compromisso já agendado no dia da nova data da prova anunciada nesta quinta-feira (5) pela empresa pública, de acordo com especialistas ouvidos pelo G1. Eles aconselham ainda os candidatos a aproveitar o adiamento do exame para estudar.

     Fonte: Google/G1

Capitalismo será tema de palestra na UFPB


     O professor Ricardo Antunes, da Unicamp, falará para novos alunos do CCHLA e o público em geral no próximo dia 12, às 19 horas, no auditório da Reitoria, campus da Universidade Federal da Paraíba, sob o tema “Capitalismo: a lógica destrutiva e a corrosão do trabalho”. Sociólogo e professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Ricardo Antunes é autor de livros como “O Caracol e sua Concha”, “Os Sentidos do Trabalho” e “Adeus ao Trabalho?”.


Fonte: Agência de Notícias - UFPB

terça-feira, 3 de agosto de 2010

'Lei da Ficha Limpa põe em risco o estado de direito'

Eros Roberto Grau. Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal

eros
Foto: André Dusek/AE

      Eros Roberto Grau deixou ontem a cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) convencido de que a Lei da Ficha Limpa põe "em risco" o Estado de Direito. Ele acusa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de ignorar o princípio da irretroatividade das leis. "Há muitas moralidades. Se cada um pretender afirmar a sua, é bom sairmos por aí, cada qual com seu porrete. Estou convencido de que a Lei Complementar 135 é francamente, deslavadamente inconstitucional." 


Fonte: O estadao

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Há 21 anos morria Luiz Gonzaga, o 'Rei do Baião'

      
http://s3.amazonaws.com/files.posterous.com/newtonmarcolobo/BbHpy6Vm6BZnDT4e6ViGPi7UoquCPkDE762WhgF2rfOrbv9tn4pW6F0GJsAh/luiz-gonzaga.jpg?AWSAccessKeyId=1C9REJR1EMRZ83Q7QRG2&Expires=1280805054&Signature=0hkBVphh86cBGFyEg48i02KIyAs%3D
      Forrozeiros de todo o Nordeste lembram, hoje (2), a morte do cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento, o "Rei do Baião". Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912 na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. No lugar, seria revivido, anos mais tarde, em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições.

       Relembre os grandes sucessos de Luiz Gonzada no vídeo ao lado, produzido pelo canal Trama.


       O "Rei do Baião" aprendeu a tocar acordeão com seu pai, Januário, que trabalhava na roça e, nas horas vagas, tocava o insctrumento, que também consertava. A canção emblemática de sua carreira  foi "Asa Branca", que compôs em 1947, em parceria com o cearense Humberto Teixeira.


       Em abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música – "Dança Mariquinha" em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira – , em estúdio, como cantor.


       Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu no dia 2 de agosto de 1989, vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de Gonzaguinha, seu filho, que pediu que o corpo fosse levado para sua cidade natal) e, posteriormente, sepultado em Exu.

       Luiz Gonzaga deixou um grande legado para o forró e para a música brasileira, em seus quase 50 anos intensos de carreira artística. Em sua homenagem, o grande compositor ganhou uma estátua de bronze que, junto com Jackson do Pandeiro, fica de frente ao Açude Velho, na cidade de Campina Grande (PB), onde ocorre, todos os anos, o chamado "Maior São João do Mundo", que embala multidões no ritmo do forró.
 
Fonto: Google
Texto: 45graus 

domingo, 1 de agosto de 2010

Ônibus a biodiesel reduz 30% da poluição em Curitiba

       Testes feitos em ônibus do transporte coletivo de Curitiba movidos totalmente a biodiesel mostram que houve redução de 30% no índice médio de monóxido de carbono e queda de 25% de fumaça expelida no ar.
       A implantação da chamada Linha Verde de Curitiba, com seis ônibus movidos 100% a biocombustível --à base de soja, o B 100--, completou, neste mês, um ano. 

       Por causa dos bons resultados, essa pequena frota será expandida para 150 ônibus --10% do total de veículos de Curitiba-- até 2012. 

       Os testes foram feitos comparando ônibus abastecido com óleo diesel comum e outro movido a biocombustível. 

       "Os resultados são animadores. Não tivemos problemas de desgaste ou comprometimento dos veículos", disse Elcio Karas, gestor da área de inspeção e cadastro do transporte coletivo da Urbs (empresa da prefeitura que gerencia o transporte coletivo de Curitiba). 

       Os testes que mostraram a redução de poluição foram feitos pela montadora Scania, que, segundo a prefeitura da cidade, não forneceu os números absolutos. 

       Os ônibus da Linha Verde são biarticulados, com capacidade para até 180 passageiros em cada veículo. Eles atendem duas áreas de grande movimentação, as regiões sul e central. 

       Segundo a prefeitura, os seis veículos de Curitiba são a primeira frota de ônibus do transporte coletivo do país movida 100% a biodiesel. 

NOVA ETAPA
 
       O projeto entrou na segunda fase neste mês e terá um ano de duração. Até o mês passado, os ônibus rodavam cerca de 2.500 quilômetros/ mês. Agora passaram a trafegar em média 10 mil quilômetros, aproximadamente a mesma distância cumprida pelos ônibus convencionais que circulam pela cidade. 

       O aumento da quilometragem foi autorizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) -necessário, segundo a Urbs, para validar testes de combustíveis alternativos. 

       O projeto dos ônibus biocombustíveis envolve um termo de cooperação técnica assinado por empresas e instituições públicas reunidas para a experiência.

       A iniciativa envolve duas empresas concessionárias --que compraram os veículos--, a Prefeitura de Curitiba e, também, as montadoras Scania e Volvo, que projetaram os ônibus, além das empresas que distribuem e produzem o biocombustível.

      Já o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná, ligado ao governo do Estado) é a instituição responsável pela medição do desempenho do novo combustível. 

Fonte: Uol